Tabatinga recebe mais vacinas que o previsto; 4 cidades ainda não receberam nada - Amazonas1
4 de março de 2021
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Tabatinga recebe mais vacinas que o previsto; 4 cidades ainda não receberam nada

Tabatinga recebeu as doses no mesmo dia em que elas chegaram ao Amazonas, no último dia 18, em função de um acordo do Ministério da Saúde por causa da localização na tríplice fronteira

Tabatinga recebe mais vacinas que o previsto; 4 cidades ainda não receberam nada
Foto: Divulgação / Secom

O município de Tabatinga recebeu mais doses de vacina do que o previsto, 25.440 – enquanto as cidades de Uarini, Nova Olinda, Alvarães e Codajás – não receberam nenhuma dose da Coronavac até esta quinta-feira (21).

Tabatinga recebeu as doses no mesmo dia em que elas chegaram ao Amazonas, no último dia 18, em função de um acordo do Ministério da Saúde por causa da localização na tríplice fronteira.

Leia mais: Coari e Manacapuru lideram número de casos e mortes por covid-19

Segundo a nota de esclarecimento enviada hoje pelo governo estadual, à imprensa, o quantitativo enviado para Tabatinga está acima do previsto para a cidade, que é de 21.783 doses. No caso, o município devolverá a diferença (3.657 doses), que será utilizada conforme quantidades pré-estabelecidas aos municípios.

Já os municípios de Alvarães, Codajás, Nova Olinda do Norte e Uarini devem receber a primeira dose até esta quinta-feira, conforme o Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Vacina no Amazonas

As vacinas no Amazonas chegaram no início da noite do último dia 18, sendo um total de 256 mil doses, conforme informado pelo governo. Esse número, porém, foi corrigido hoje. De acordo com a nota de esclarecimento desta quinta, o Estado recebeu um total de 282 mil doses de vacina.

Vale lembra, também, que o Amazonas deverá receber mais 50 mil doses de vacinas doadas pelo governador de São Paulo, João Dória.

Doses

No interior, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga são os que receberão as maiores quantidades de doses da vacina nessa primeira fase da imunização contra o coronavírus. A lista completa consta no Plano Operacional de Campanha de Vacinação contra a Covid-19, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

São Gabriel da Cachoeira – que possui o maior número de pessoas indígenas em todo o Brasil – receberá 27.968 doses. Na sequência, também aparece o município de São Paulo de Olivença, que receberá o total de 17.850 neste primeiro momento.

Já os municípios que receberam, até agora, menos doses são: Silves (63), Itapiranga (51), Caapiranga (64) e Anori (51). O número de casos de covid-19 nessas cidades é de 910, 1.883, 464 e 1.450, respectivamente.

Critérios de distribuição

De acordo com os dados mais recentes da FVS, São Gabriel da Cachoeira é o 4º e 8º município com mais casos e mais mortes pela covid-19. Os primeiros da lista são Coari e Manacapuru, com mais casos e mais mortes, respectivamente.

Esses municípios, porém, não são os que mais receberam doses. Conforme os dados do Plano Operacional da Campanha de Vacinação do Estado contra a Covid-19, o público-alvo no Amazonas para a quantidade de doses enviada corresponde a:

– Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (400 pessoas)

– Pessoas com Deficiência Institucionalizadas (60 pessoas);

– Povos indígenas vivendo em terras indígenas (100. 642 indígenas);

– Trabalhadores da Saúde (34%, total de 29.361 profissionais);

Total: 130.463 pessoas, equivalente a 260.926 doses

Do total de 58 municípios já abastecidos, 33 receberam somente a primeira dose.

De acordo com a nota do governo, esses 33 municípios não receberam a segunda dose por não possuir estrutura adequada para acondicionamento das vacinas. Essas doses estão sob guarda da FVS-AM, devidamente identificadas e separadas por municípios e serão entregues assim que as cidades concluírem a aplicação da primeira dose.

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading