Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Mundo

Talibã, grupo conhecido por matar opositores, pede à Rússia e Ucrânia que parem a guerra

O grupo afirmou que monitora a situação dos ataques à Ucrânia e 'expressa preocupação sobre a real possibilidade de vítimas civis'

Talibã, grupo conhecido por matar opositores,  pede à Rússia e Ucrânia que parem a guerra

Foto: Agência Brasil

Manaus, AM – O grupo Talibã, que tomou o poder no Afeganistão em 2021, pediu que a Rússia resolva o conflito com a Ucrânia de forma pacífica. A declaração foi dada pelo porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, em nota nesta sexta-feira (25).

No comunicado, o representante do grupo recomendou que os países desistam de ações que “intensifiquem a violência”. Além disso, ele afirmou que monitora a situação dos ataques na Ucrânia e “expressa preocupação sobre a real possibilidade de vítimas civis.”

Leia mais: Lei Marcial: Ucrânia distribui armas para civis em Kiev e proíbe homens de deixar o país

Ainda no texto, os talibãs pedem que os estudantes e imigrantes afegãos que moram na Ucrânia tenham cuidado. O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, visitou Moscou, no auge do conflito, para tratar sobre a construção de um gasoduto.

Os países do sul da Ásia evitaram posicionamentos claros ao ataque da Rússia à Ucrânia e se manifestam apenas sobre a necessidade de uma solução diplomática para o conflito.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

(*) Com informações do R7