Manaus, 30 de abril de 2025
×
Manaus, 30 de abril de 2025

Manchete

Temendo novas rebeliões nos presídios, Ministério da Justiça mantém Força Nacional no AM

Temendo novas rebeliões nos presídios, Ministério da Justiça mantém Força Nacional no AM

(Foto: EBC)

 

Em janeiro deste ano, o Amazonas registrou uma das rebeliões mais sangrentas da história (Foto: EBC)

Da Redação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou, por mais 90 dias, a permanência da Força Nacional no Amazonas, para dar suporte às ações de policiamento ostensivo, na modalidade de rádio patrulhamento no sistema prisional. A portaria 1.158, de 7 de dezembro de 2017, foi publicada nesta segunda-feira, 11, no Diário Oficial da União. A solicitação partiu do governador Amazonino Mendes (PDT).

O prazo começa a partir de hoje, data em que a portaria entra em vigor. A Força Nacional está no Estado desde janeiro deste ano, após a ocorrência de um dos maiores massacres já registrados no Brasil, envolvendo detentos do sistema prisional. Apesar disto, a portaria que designou oficialmente o apoio é de julho de 2017. 

Na publicação de hoje, o ministro Torquato Jardim cita o termo de Cooperação Federativa n° 37/2017, celebrado entre a União e os Estados, que assegura a ajuda. Entre as considerações, estão a “manifestação expressa do governador do Amazonas quanto à necessidade da prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP, com o propósito de apoiar as ações da Polícia Militar no controle do Sistema Prisional”.

A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública do Amazonas, nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes, bem como, permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências no âmbito da Segurança Pública, durante a vigência da portaria.

Pelo menos 70 homens foram enviados ao Amazonas, em janeiro, para auxiliar na retomada e manutenção do controle dos presídios do Estado, após a morte de 56 detentos durante uma rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na BR-174 (Manaus-BoaVista). Além deles, 119 fugiram de penitenciárias diversas. Alguns continuam foragidos. 

Na última semana, o Ministério da Justiça divulgou um relatório com dados preocupantes: o Amazonas é a unidade federativa com a maior taxa de ocupação do sistema (484%). Os dados de 2016 apontam que são cinco presos para cada vaga do sistema, restando um déficit é de 358 mil vagas, conforme o Levantamento Nacional de Informações Penitenciária.

A maior parte dos presos ainda não tem condenação. Ou seja: são presos provisórios. Eles somam 77% das vagas ocupadas. Enquanto o Amazonas supera os 480% no quesito taxa de ocupação, o País registrou 197,4, situação não muito confortável, mas bem abaixo da média estadual.

Veja a prorrogação no Diário Oficial