Itacoatiara (AM) – O prefeito de Itacoatiara e candidato à reeleição, Mário Abrahim (Republicanos), e o deputado estadual e também candidato à prefeitura, Cabo Maciel (PL), serão os políticos que mais terão tempo de rádio com a propaganda eleitoral gratuita, que inicia nesta sexta-feira, 30, em todo o país. Os horários dos prefeituráveis do município foram divulgados nessa quinta-feira, 29, pela Justiça Eleitoral.
Em reunião com a juíza eleitoral Joseilda Pereira Bilho e chefe de Cartório Eleitoral Diego Gabriel Ferreira da Silva na tarde de ontem, na sede da Câmara Municipal de Itacoatiara, a 3ª Zona Eleitoral (Itacoatiara/Urucurituba) informou que Mário Abrahim ficou com 04:17 de propaganda eleitoral gratuita. Com apoio do senador Eduardo Braga (MDB), o gestor integra a coligação “Compromisso, Respeito e Progesso”, dos partidos Avante, MDB, PT, PCdoB, PV, Republicanos e União Brasil, por isso ficou com o maior tempo.
Aliado do governador Wilson Lima (UB) e com apoio ainda do senador Omar Aziz (PSD), o candidato Cabo Maciel terá o segundo maior tempo, com 3:48. A quantidade se dá pelos partidos que fazem parte da coligação “A Esperança Renasce Pro Povo”, que são o PL, o PP, o PSB e o PSD.
O ex-vereador de Manaus e ex-deputado estadual do Amazonas, o candidato Nelson Azedo, do PSDB, terá 00:28.17. O político conta com o apoio do senador Plínio Valério, que também é do PSDB. Nelson integra a Federação PSDB/Cidadania).
Da Coligação “Um Novo Tempo na Cidade”, o vereador Arnoud Lucas, do Podemos, também terá 00:28.17. O parlamentar, contudo, apresentou recurso nessa quinta-feira, 29, para a Justiça Eleitoral, alegando erro na distribuição de tempo. Segundo o advogado, não foi inserido o tempo da federação Rede/PSOL, que formaram aliança com o candidato.
“Assim, requer-se que seja feita a redistribuição de tempo de propaganda gratuita de rádio, levando em consideração a adesão da Federação PSOL/Rede à Coligação Um Novo Tempo na Cidade”, diz trecho do pedido do vereador enviado à Justiça.
Outros candidatos
O advogado e candidato a prefeito Marcondes Rodrigues, do PDT, terá 00:27.08 de propaganda eleitoral gratuita. Jean Neder, do Solidariedade, terá 00:16.19. Com o menor tempo, o empresário Thidy Queiroz, do PRD, terá 00:14.01.
Reunião
Na reunião com a imprensa e as coligações partidárias, a Justiça Eleitoral também falou sobre as ações que estão sendo realizadas para o pleito deste ano e, ainda, que está atenta aos possíveis impactos da estiagem no Amazonas.
“Uma demanda que tem chegado é acerca dos efeitos da estiagem. Sabemos que, desde o ano passado, teríamos uma seca severa. Mas a gente já está vendo isso acontecer e o seu reflexo. E há a indagação sobre as eventuais alterações nos locais de votação. No momento, não podemos antecipar informações, até porque os levantamentos ainda estão sendo feitos e a equipe da 3ª Zona Eleitoral está nesses locais para, além de verificar a estrutura das escolas e lugares mais distantes, também a dificuldade de acesso”, destacou a juíza Joseilda Bilho.
“A gente precisa colher maiores informações antes de tomarmos qualquer providências. Para isso, a nossa equipe está em deslocamento e, possivelmente, até o dia 15 já vai ter finalizado essas visitações. Portanto, brevemente, já vai ter um posicionamento para que possamos repassar e cumprir nosso compromisso com a transparência”, pontuou a magistrada.
O chefe de Cartório Eleitoral também destacou a preocupação quanto aos efeitos da estiagem. À reportagem, Diego Gabriel informou que o estudo sobre a seca existe desde meados de novembro de 2023 para antecipar as problemáticas que podem surgir.
“Somos, inclusive, a primeira Zona Eleitoral a fazer esse estudo. A razão é que a calha do [rio] Amazonas possui essa particularidade. Quando temos uma cheia, a área da Poranga transborda e isso não ocorreu ano passado, e nós vimos como aconteceu. Por isso, teve essa preocupação de como seria e foi feito um estudo”, salientou o chefe de Cartório Eleitoral.
Diego Gabriel continuou: “Esse estudo está na parte final. Nós, justamente, não temos uma posição porque ainda pode haver mudanças. Por exemplo, há lugares de votação a serem agregados. E o que significa isso? Que, em algumas regiões, a Justiça Eleitoral não vai chegar com a urna, porque isso envolve a questão do recurso, logística e nós temos um horário para começar e terminar a eleição. Mas, adianto que este estudo está bem avançado e há a probabilidade enorme [de isso acontecer]”, frisou.
LEIA MAIS:
- Prefeito de Itacoatiara e influencers são denunciados por propaganda eleitoral irregular
- Ex-prefeito e candidatos do PT de Itacoatiara desistem das eleições após imposição nacional da sigla
- Candidatos de Coari e Itacoatiara formam arco de aliança contra prefeituras
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.