Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Todos contra a dengue: moradores da zona Oeste recebem campanha de conscientização

A principal estratégia é promover ações educativas como a do Checklist '10 minutos contra a dengue', para evitar proliferação

Todos contra a dengue: moradores da zona Oeste recebem campanha de conscientização

Divulgação Semsa

MANAUS, AM – Para conter o avanço de casos de dengue na cidade de Manaus, a prefeitura está intensificando ações de combate ao Aedes aegypti.
A principal estratégia é promover ações educativas como a do Checklist ’10 minutos contra a dengue’. 
Na última terça-feira (13), equipes Semsa estiveram nos bairros da Paz e Alvorada para orientar sobre os cuidados com possíveis criadouros. 
Neste ano, de janeiro, até a última segunda-feira (12), já foram 2.130 notificações e 1.051 casos confirmados.
O Aedes aegypti também transmite a febre chikungunya, e o zika vírus, que somados, tiveram mais de 60 casos este ano.
A zona Oeste é a que registra o maior número de notificações de dengue.

Sobre a ação

A mobilização reuniu agentes das UBSs do bairro da Paz, Ajuricaba, Mansour Bulbol, e Pastoral da Saúde, da paróquia de Nossa Senhora da Paz.
“Estamos aproveitando o período chuvoso para essa ação de enfrentamento ao Aedes, nas áreas onde a gente observou que os números de casos aumentaram.”
Rubens ainda reforçou o intuito da ação.
“O foco é a mobilização social, porque assim podemos levar uma mensagem à comunidade, e certamente eles ficarão atentos aos sinais e sintomas da doença e que procurem logo uma UBS. Além, é claro, de colaborar eliminando os criadouros que possam existir nos quintais, estando atentos a qualquer objeto que possa acumular água, se tornando um criadouro potencial, ressaltou o chefe de Controle de Endemias do Disa Oeste, Rubens Santos Souza.
A ação teve a participação da Gerência de Promoção da Saúde (Gpros), da Semsa, que utilizou material didático para alertar para os riscos que o mosquito Aedes aegypti oferece para os seres humanos.
(*)Com informações da assessoria