Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

Tradicional procissão de São Pedro acontece nesta quinta-feira em Manaus

Neste ano a festa completa 74 anos da sua criação e irá refletir sobre o tema "São Pedro e o Direito à água".

Tradicional procissão de São Pedro acontece nesta quinta-feira em Manaus

Procissão fluvial de São Pedro (Foto: Arquidiocese de Manaus/Redes Sociais)

Manaus (AM) – Nesta quinta-feira (29) acontece a tradicional procissão fluvial em honra a São Pedro. A atividade é promovida pela Arquidiocese de Manaus, por meio da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Educandos e Colônia dos Pescadores.

Neste ano, a festa completa 74 anos da sua criação e irá refletir sobre o tema: São Pedro e o Direito à água, e Lema: Deixe-me ir ao teu encontro caminhando sobre as águas. O tema da festa é um alerta para a situação da água no entorno da Cidade de Manaus e um chamado para o cuidado com esse bem necessário para sobrevivência, destaca o Pároco da Igreja São Francisco das Chagas e animador da procissão, Frei Paulo Xavier.

“É uma oportunidade para dizer, como São Pedro que nós queremos o direito a água e ao mesmo tempo, uma grande oportunidade consolidar a experiência de Pedro na vida da igreja, nas vida das comunidades, nós realizaremos essa procissão fortalecendo a nossa vida de fé, agradecendo ao Senhor por nos ter dado este santo protetor”, disse o frei.

A devoção por São Pedro é grande na área fluvial. Donos de embarcações, pescadores e ribeirinhos participam anualmente da procissão com preces e agradecimentos ao padroeiro. Segundo a integrante da Colônia dos Pescadores de Manaus, Zulene Pessa, são 3.200 pescadores cadastrados que enfrentam os desafios da falta de subsídios e as mudanças climáticas.

São Pedro é considerado o primeiro bispo de Roma, sendo assim, o primeiro Papa da Igreja Católica. Também é venerado patrono dos viúvos, porteiros e dos pescadores, pois era pescador.

A procissão pelas águas do Rio Negro sairá às 16h do Terminal Pesqueiro em direção à Ponte Jornalista Phelippe Daou, seguida de procissão terrestre até a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada a Rua Manoel Urbano n° 44 – Educandos. A procissão e missa terão transmissão ao vivo pelas pelo redes sociais da Arquidiocese e na Rádio Rio Mar FM.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: