Manaus, 28 de maio de 2024
×
Manaus, 28 de maio de 2024

Entretenimento

Tradicional provocação do amo do boi é proibida no Festival de Parintins 2024

Conforme o regulamento, está proibida qualquer forma de provocação pessoal, verbal ou xingamentos entre os bois e, caso seja violado, há penalidades a serem aplicadas.

Tradicional provocação do amo do boi é proibida no Festival de Parintins 2024

(Fotos: Divulgação/Caprichoso/Garantido)

Parintins (AM) – O Festival Folclórico de Parintins ainda nem começou, mas já é motivo de debate entre as galeras dos bois Caprichoso e Garantido, pois nesta quinta-feira (25), foi divulgado um novo regulamento e uma das mudanças mais destacadas afeta diretamente o item “amo do boi”.

Conforme o capítulo 8 do atual regulamento, está proibida qualquer forma de provocação pessoal, verbal ou xingamentos entre os bois e, caso seja violado, há penalidades a serem aplicadas. O regulamento foi assinado pelos presidentes dos bois, Rossy Amoedo e Fred Góes.

“Também será penalizado o Boi-Bumbá que através de seu item Apresentador e/ou Amo do Boi, elogiar, ofender ou provocar por palavras, gestos ou qualquer outro meio o Boi-Bumbá adversário e/ou seus itens”, diz um trecho do regulamento.

O Amo do Boi desempenha um papel significativo durante o Festival de Parintins. Ele é uma espécie de porta-voz ou representante simbólico do boi em cada uma das duas agremiações.

Durante as apresentações, o item carrega várias responsabilidades, entre elas, ele é responsável por interagir com a plateia, explicando partes da história apresentada e incentivando o público a participar das brincadeiras e cantar junto. Atualmente, os bois têm Prince do Caprichoso e João Paulo Faria como itens das associações folclóricas.

 

Nas redes sociais, as torcidas não gostaram de saber da nova regra: