Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

TRE sugere que eleição suplementar no interior do AM seja em outubro

TRE sugere que eleição suplementar no interior do AM seja em outubro

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) informou que sugeriu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que as eleições suplementares dos municípios de Anamã e Novo Airão, ocorram em outubro ou dezembro deste ano. Os prefeitos desses os municípios tiveram os mandatos cassados.

(Foto: Reprodução)

Conforme informações do diretor-geral do TRE-AM, Júlio Briglia, a intenção é reduzir custos. Segundo ele, o Tribunal aguarda resposta do TSE para dar início ao processo de eleição suplementar. Ele disse que ainda não há valor fechado para a realização dessa nova eleição. Por isso, sugeriram realizar os pleitos suplementares na mesma data do geral, e se não for possível, que seja realizado em dezembro.

Em Anamã, o prefeito Raimundo Pinheiro da Silva (MDB), – Raimundo Chicó -, ficou inelegível por oito anos, por ter sido condenado pela prática de abuso de poder econômico.

Já o prefeito de Novo Airão, Wilton Pereira dos Santos (PSDB), foi enquadrado na Lei Complementar nº 64/1990, conhecida como a Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado por improbidade administrativa em 2011, Justiça Federal, em irregularidades de aplicação de recursos federais.