Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Três chapas disputam reitoria da Ufam; Sylvio Pulga busca reeleição

As incrições para o processo eleitoral vão até o próximo dia 23 e as votações ocorrerão, pela primeira vez, de forma 100% virtual

Três chapas disputam reitoria da Ufam; Sylvio Pulga busca reeleição

Os candidatos Andrea Waichman, Sylvio Pulga e Marco Antônio (Foto: Reprodução/ Facebook)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou na última quinta-feira (18) o edital para as eleições de reitor e vice-reitor da universidade. Antes mesmo do lançamento do edital, três chapas já estavam na disputa pela gestão de 2021-2025.

Concorrem à direção da Ufam: o atual reitor da Ufam, Sylvio Puga – ele deve se afastar do cargo a partir da próxima segunda-feira (22) e a professora Tereza Fraxe -, pela a Chapa 33; as professoras Andrea Waichman e Margarida Carmo pela Chapa 55 e os professores Marco Antônio e Raimundo Passos pela Chapa 21. Os candidatos têm usado as redes sociais para divulgar suas propostas.

As inscrições para o processo eleitoral vão até as 17h do próximo dia 23 e as votações ocorrerão nos dias 10 e 11 de março, pela primeira vez, de forma 100% virtual, por conta da pandemia.

A consulta à comunidade universitária é só a primeira fase desse processo. A chapa eleita deve ser apresentada ao Conselho Universitário, que elaborará uma lista tríplice e apresentará ao presidente Jair Bolsonaro; a escolha final será do presidente da República.

Leia também: Ufam suspende aula após confirmação de coronavírus no Amazonas

A presidente da Comissão, professora Iolete Ribeiro, da Faculdade de Psicologia (Fapsi/ Ufam) ressalta o empenho da equipe de trabalho e a colaboração de diversas entidades para que a condução do processo eleitoral na Universidade tenha êxito.

“Adua, Sintesam, União Estadual dos Estudantes e Associação dos pós-graduandos estão empenhados na realização de uma consulta que expresse a vontade da comunidade universitária em um processo transparente e com lisura”, enfatizou.

A chapa que obtiver mais de 50% do percentual de pontos, conforme cálculo descrito no Regimento da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária, será a chapa vencedora. Se nenhuma chapa alcançar o índice previsto neste item, será realizada eleição em segundo turno, nos dias 24 e 25 de março, concorrendo as duas chapas mais votadas e será considerada eleita, em segundo turno, a chapa que obtiver o maior percentual de pontos, conforme estabelecido no Regimento da Comissão.

Candidatos

Chapa 33 – Sylvio Puga nasceu em Manaus e tem formação em Ciências Econômicas, pela Ufam. Há 23 anos, ele é professor na Faculdade de Estudos Sociais do Departamento de Economia. Em 2017, foi eleito reitor da Ufam. Tereza Fraxe nasceu em Boa vista (RR) e tem graduação em Agronomia, pela Ufam. Ela é professora titular da Faculdade de Ciências Agrárias.

Chapa 55 – Andrea Waichman é professora titular da Ufam, doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior.  De 2012 a 2017 foi a Diretora Técnico Científica da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas). Margarida Carmo é professora Associada do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Ufam, em Itacoatiara.

Chapa 21 – Marcos Antônio nasceu em São Paulo e, desde 2016, é diretor do curso de Ciências Agrárias. Ele tem doutorado em Agronomia Tropical e foi pesquisador do Inpa (Instituto de Pesquisa da Amazônia) por cinco anos, no período de 1997 e 2002. Raimundo Passos nasceu em Teresina (PI) e assumiu vaga de professor da Ufam em 2002, no departamento de Química da universidade. Desde 2017, ele é diretor do Instituto de Ciências Exatas.