Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Tribunal de Justiça do Amazonas retoma obra de construção do novo Fórum Cível

Tribunal de Justiça do Amazonas retoma obra de construção do novo Fórum Cível

Com obras em estágio avançado, o empreendimento, iniciado na gestão anterior, foi projetado com oito pavimentos e, com exceção do térreo, os sete andares deverão abrigar as Varas Cíveis que hoje funcionam no Fórum Henoch Reis. (Foto: Raphael Alves/TJAM)

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) retomou a obra de construção do novo Fórum Cível da Comarca de Manaus. Localizado na Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, em área adjacente ao Fórum Ministro Henoch Reis, a previsão é que unidade judiciária deve ser concluída e inaugurada ainda no primeiro semestre de 2018.

Com obras em estágio avançado, o empreendimento, iniciado na gestão anterior, foi projetado com oito pavimentos e, com exceção do térreo, os sete andares deverão abrigar as Varas Cíveis que hoje funcionam no Fórum Henoch Reis.

Pelo projeto, o térreo da nova unidade judiciária contará com setores administrativos, a Diretoria do fórum, setor de Protocolo, Ouvidoria, auditório com capacidade para 142 lugares, a Divisão de Engenharia, bancos, correios, lanchonete e creche.

Quando for inaugurado o novo Fórum Cível, pela nova configuração prevista, o Fórum Ministro Henoch Reis, por sua vez, abrigará as Varas Criminais, com um maior espaço para o atendimento às demandas dos jurisdicionados.

Orçada em R$ 28.022.510,07, incluindo o edifício garagem, este já entregue e em pleno funcionamento, a obra foi iniciada no segundo semestre de 2015 e é executada pela empresa SBA Engenharia Ltda, conforme licitação de Concorrência Pública nº 001/2015.

O novo Fórum Cível pretende oferecer à sociedade um espaço mais aprazível e dinâmico para atendimento ao jurisdicionado. Conforme o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, da mesma forma, o novo empreendimento visa oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais do Poder Judiciário Estadual – servidores e magistrados – que hoje atuam no Fórum Ministro Henoch Reis, por onde circulam, hoje, aproximadamente 5 mil pessoas diariamente.