Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

TRT11 soluciona mais de 54 mil processos trabalhistas em 2019

Números se referem à ações judiciais que tramitaram em primeira e segunda instância na Justiça trabalhista do Amazonas

TRT11 soluciona mais de 54 mil processos trabalhistas em 2019

Balanço anual do Tribunal Regional do Trabalho foi divulgado pelo presidente, desembargador Lairto José Veloso (Foto: TRT)

A Justiça do Trabalho do Amazonas e Roraima (TRT11) recebeu, entre janeiro e dezembro de 2019, um total de 33.165 processos na primeira instância, segundo balanço realizado pelo tribunal e divulgado à imprensa. De todos as ações que tramitaram no órgão neste ano, na primeira instância, o TRT informa que realizou 48.991 audiências, conseguindo solucionar 39.915 processos (inclusos aí ações de anos anteriores), dos quais 17.163 foram por meio de acordos. Os dados foram divulgados pelo presidente do TRT11, desembargado Lairto José Veloso.

Segundo o magistrado, neste mesmo período, foram iniciadas 14.463 execuções, das quais foram encerradas 12.410, com o pagamento dos direitos aos trabalhadores. Já âmbito de 2ª instância, foram recebidos 11.277 processos e solucionados 14.633 processos, considerando o acervo existente dos anos anteriores.

Conquistas

No balanço das atividades realizadas pelo tribunal em 2019, o desembargador ressaltou, ainda, as vitórias alcançadas. “Em relação às metas estabelecidas pelos Conselhos, o ano de 2019 foi extremamente positivo e como tal todos nós estamos de parabéns, na medida em que o nosso Regional irá cumprir nada menos que 7, das 8 metas estabelecidas, enquanto que no ano de 2018, das 8 metas, apenas 4 é que foram alcançadas”, afirmou.

De acordo com o magistrado, outra vitória que mereceu destaque foi a conquista, divulgada no mês de agosto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Justiça em Números que mostrou que o TRT11 possui a menor taxa de congestionamento do 1º grau entre os Tribunais do Trabalho, com o índice de 38%.

Prêmio Diamante

Outro ponto celebrado foi a conquista do prêmio Diamante pelo segundo ano consecutivo que, segundo o desembargador, mostra a qualidade do serviço de excelência executado no âmbito do TRT11 e o destaca nacionalmente. “Dentre os 90 tribunais do Brasil, em todos os segmentos, apenas 9 chegaram a este patamar, dentre eles o nosso tribunal. Cabe o registro de que a avaliação realizada pelo CNJ leva em conta tanto a atividade jurisdicional, quanto a administrativa, donde se conclui que o nosso Regional desenvolve atividades de excelência, no dois âmbitos de atuação, com inegável eficiência, sempre aperfeiçoando suas atividades, gerindo com esmero cada vez mais evidente os seus recursos material e humano, sem deixar de inovar e ser vanguardista em sua área de atuação.”

A diretora da Assessoria de Gestão Estratégica, Mônica Sobreira Leite, foi responsável por apresentar como ocorreu a avaliação feita pelo CNJ que garantiu o prêmio na categoria Diamante para o TRT11.

 

*Com informações da assessoria do TRT11