Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Mundo

Trump elogia Lula após reunião na Casa Branca: ‘Muito dinâmico’

Presidente americano afirmou que encontro “correu muito bem” e chamou o petista de “muito dinâmico”.

trump-elogia-lula-apos-reuniao

((Foto: Ricardo Stuckert /PR)

Manaus (AM) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (7) que a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “correu muito bem” e classificou o petista como “muito dinâmico”. Segundo o republicano, os dois discutiram temas ligados ao comércio bilateral, tarifas e cooperação entre os países.

O encontro aconteceu na Casa Branca, em Washington, e reuniu integrantes dos governos brasileiro e norte-americano. Após a reunião, Trump publicou uma mensagem na rede social Truth Social destacando o resultado positivo da conversa e informando que novas reuniões poderão ocorrer nos próximos meses.

“Acabei de concluir meu encontro com Luiz Inácio Lula da Silva, o muito dinâmico presidente do Brasil. Discutimos muitos tópicos, incluindo comércio e, especialmente, tarifas. O encontro correu muito bem”, escreveu Trump.

Segundo o presidente americano, auxiliares dos dois governos devem manter reuniões técnicas para aprofundar negociações consideradas estratégicas. Trump também afirmou que representantes dos dois países irão discutir pontos considerados prioritários nas próximas semanas.

Entre os temas debatidos pelos chefes de Estado estiveram comércio internacional, combate ao crime organizado, exploração de terras raras e o cenário geopolítico mundial. A reunião durou mais tempo do que o previsto inicialmente pela agenda oficial.

A pedido de Lula, a Casa Branca alterou o protocolo tradicional adotado em visitas oficiais. Normalmente, os presidentes fazem uma breve declaração à imprensa antes da reunião reservada. Desta vez, o presidente brasileiro preferiu deixar o contato com jornalistas para depois do encontro.

Após o almoço oficial, Lula seguiu para a Embaixada do Brasil em Washington, onde a expectativa era de que concedesse uma declaração à imprensa brasileira.