Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Política

TSE aprova federação entre Cidadania e PSDB

Os partidos vão atuar como uma única sigla nos próximos quatro anos

TSE aprova federação entre Cidadania e PSDB

(Foto: Divulgação)

BRASÍLIA, DF – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (26) a criação da federação partidária formada pelo PSDB e Cidadania. O pedido foi apresentado no último dia 11 maio e teve como relator o ministro Ricardo Lewandowski.

No Amazonas, a federação é representada pelo ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), presidente regional do PSDB, e o ex-governador do estado, Amazonino Mendes (Cidadania). Eles são pré-candidatos ao senado e governo, respectivamente.

Leia mais: Amazonino lança pré-candidatura ao governo acompanhado de Arthur Neto e José Melo

Diferente da coligação, a federação partidária é a união dos partidos por quatro anos. Durante esse período, os partidos vão atuar como uma única sigla. As legendas têm até 31 de maio para enviar o processo completo ao TSE, que precisa validar a federação.

Nas redes sociais, ambos os partidos comemoraram a aprovação e publicaram o novo manifesto.

Para a disputa presidencial deste ano, o Cidadania já anunciou apoio à pré-candidata do MDB, senadora Simone Tebet. O PSDB, cujo pré-candidato era o ex-governador de São Paulo João Doria, também negocia apoio à senadora.

Pela atual composição da Câmara dos Deputados, a federação PSDB-Cidadania será a oitava maior bancada da Casa, com 31 deputados.