Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Mundo

Turista russo é detido em aeroporto com orangotango na mala

Junto com o filhote, foram encontrados dois gekkos e cinco lagartos.

Turista russo é detido em aeroporto com orangotango na mala

(Foto: Reprodução)

Um turista russo foi detido pelas autoridades de Bali, na Indonésia, quando tentava embarcar com um filhote de orangotango escondido em sua bagagem, segundo informações das autoridades locais nesta segunda-feira (25).

(Foto: Reprodução)

O orangotango macho, de cerca de dois anos, foi confiscado quando o suspeito tentava embarcar em um voo com destino à Rússia na madrugada de sexta-feira, de acordo com a polícia e a Agência de Conservação de Recursos Naturais (BKSDA, sigla em indonésio).

‘O orangotango está bem, só está estressado já que lhe trataram mal e o sedaram’, explicou o chefe da BKSDA em Bali, Budhi Kurniawan, à agência Efe em conversa por telefone.

Junto ao orangotango, a polícia encontrou também dois gekkos — uma espécie que segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza está gravemente ameaçada— e cinco lagartos.

A polícia afirmou que o detido poderá ser condenado a até 5 anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 100 milhões de rupias (equivalente a mais de R$27 mil) por contrabando de espécie protegida.

Budhi afirmou que a BKSDA está investigando o DNA do animal, que habita só nas ilhas de Sumatra e Bornéu, para determinar qual é seu local de origem antes de tomar uma decisão sobre sua realocação.

O governo indonésio calcula cerca de 71.640 orangotangos nas ilhas de Sumatra e de Bornéu, que a Indonésia compartilha com a Malásia e Brunei, embora a população desta espécie esteja em declínio, segundo um relatório governamental publicado em 2017.

 

*Informações retiradas do R7