Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Mundo

Último adeus! Vídeo mostra tripulação do submarino da Indonésia naufragado cantando

Autoridades da Indonésia confirmaram, no último sábado (24), o encontro do submarino que desapareceu na costa de Bali com 53 pessoas a bordo

Último adeus! Vídeo mostra tripulação do submarino da Indonésia naufragado cantando

foto: reprodução

A Marinha da Indonésia publicou um vídeo da tripulação do submarino que naufragou no Bali, cantando a bordo do submarino há apenas algumas semanas. 53 tripulantes morreram.

O vídeo mostra mostra a tripulação cantando “Sampai Jumpa”, uma música popular indonésia cujo nome significa “Adeus”.

Leia mais: Militares confirmam naufrágio de submarino da Indonésia após descoberta de destroços

O comandante do submarino, Heri Oktavian, aparece reunido com o grupo, perto de um de seus subordinados que toca o violão.

“Não estou pronto para sentir sua falta, não estou pronto”

Veja o vídeo:

Submarino da Indonésia

Autoridades da Indonésia confirmaram, no último sábado (24), que o submarino que desapareceu na costa de Bali com 53 pessoas a bordo na última quarta-feira (21) afundou, após a descoberta de destroços no mar.

“Com base nos elementos que encontramos e que vêm do KRI Nanggala, mudamos a situação do submarino de ‘desaparecido’ para ‘naufragado’“, disse Yudo Margono, comandante do Estado-Maior da Marinha da Indonésia, durante uma entrevista coletiva neste sábado.

O KRI Nanggala-402, construído na Alemanha e em operação desde 1981, perdeu contato com as autoridades após pedir permissão para mergulhar, às 3h de quarta no horário local (16h de terça em Brasília).

As buscas se concentraram na área de onde o último sinal foi enviado, e onde as equipes encontraram uma mancha de óleo, que pode sinalizar danos ao tanque do submarino, mas também pode ser uma forma de enviar uma mensagem de socorro.

Segundo estimativas das autoridades indonésias, as reservas de oxigênio da embarcação se esgotaram na tarde desta sexta-feira (23), o que, na prática, esgota as possibilidades de resgatar membros da tripulação com vida.

“Ainda estamos realizando a busca”, disse Margono. “A profundidade do mar na área que detectamos é de 850 metros, o que é muito complicado e apresenta muitas dificuldades.”

O KRI Nanggala-402 é capaz de descer abaixo de 250 metros, de modo que se as estimativas de que ele afundou em profundidades bem maiores que essa, a probabilidade de ter sofrido rachaduras ou de ter sido esmagado pela pressão da água é altíssima.