Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Univaja faz campanha para tratamento de saúde de indígena ameaçado de morte

Paulo Marubo, que luta contra uma hepatite crônica, é uma das 11 lideranças indígenas ameaçadas de morte no Vale do Javari.

Univaja faz campanha para tratamento de saúde de indígena ameaçado de morte

(Foto: Univaja/Divulgação)

Manaus (AM) – A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) está fazendo uma campanha para ajudar no tratamento de saúde de Paulo Marubo — líder indígena da Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas. O dinheiro é para o pagamento de exames, cirurgia, remédios, deslocamentos e alimentação, segundo a Univaja.

Nessa terça-feira (30), o procurador jurídico da Univaja, Eliesio Marubo, divulgou um áudio dizendo que Paulo havia sido levado de Cruzeiro do Sul, no Acre para Tabatinga. De lá, o líder indígena foi transferido para o Hospital 28 de Agosto, onde aguardava atendimento no corredor da unidade.

paulo-marubo-foto-univaja-eliesio

(Foto: Univaja/Divulgação)

Paulo luta contra uma hepatite crônica decorrente de diversas epidemias e surtos epidemiológicos que atingiram a região do Vale do Javari.

Ameaçado

Marubo é uma das lideranças indígenas ameaçadas de morte por grupos criminosos que operam na região onde foram mortos o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Philips, ao denunciarem crimes socioambientais e violência dos invasores contra os indígenas.

“Paulo atuou como professor na TIVJ e foi coordenador-geral da UNIVAJA, contribuindo para implantação de projetos importantes de proteção territorial da TI. Criando condições para que a floresta e as vidas que ali habitam sigam em pé”, diz a mensagem divulgada nas redes sociais.
LEIA MAIS: