Vacina deve chegar a todos os municípios do Amazonas dentro de três a cinco dias - Amazonas1
18 de abril de 2021
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Vacina deve chegar a todos os municípios do Amazonas dentro de três a cinco dias

A expectativa é que o lote das primeiras doses da vacina chegue a Manaus na tarde desta segunda-feira (18)

Vacina deve chegar a todos os municípios do Amazonas dentro de três a cinco dias

O governador Wilson Lima (PSC) já recebeu o total de 306 mil doses da Coronavac para iniciar imunização da população do Estado contra a covid-19. Foram repassadas 256 mil doses pelo Ministério da Saúde e mais 50 mil doadas pelo Governo de São Paulo. A expectativa é que as doses cheguem a Manaus nesta segunda-feira (18) e dentro de três a cinco dias sejam distribuídas para todos os municípios.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), uma megalogística foi montada para distribuição das doses. Por meio de transporte aéreo, fluvial e terrestre será realizada a distribuição para os municípios. Devido à dificuldade logística, 20 municípios serão abastecidos apenas por aeronaves.

Após a chegada do primeiro lote da vacina ao Amazonas, a programação é que em três dias alcance todos os municípios com deslocamento aéreo e terrestre, e em cinco dias aos locais com deslocamento apenas fluvial – neste caso, menos de 5% do total das localidades, conforme o governo do Estado.

De acordo com a FVS, o Amazonas tem agulhas e seringas suficientes para a primeira etapa da campanha na qual devem ser vacinadas 1.154.504 pessoas de grupos prioritários em todo o estado. Para o momento, considerando duas doses e um percentual de perdas no processo, serão necessárias 2,4 milhões de doses para esse público. A meta é vacinar 95% do público-alvo, o que corresponde a 1.096.778 pessoas.

Kits e estrutura

Nos 62 municípios amazonenses, serão 794 salas de vacinação, das quais 495 já estão ativas na rotina de serviços de saúde.

Leia mais: Wilson recebe 306 mil doses da Coronavac e anuncia início da vacinação no Amazonas

O estoque atual de seringas com agulhas é de 1.097.990 – 443 mil do Estado e 654.990 dos municípios. Além disso, já foram licitados outros 1,5 milhão de kits com entrega programada para os meses de janeiro, fevereiro e março. As primeiras 409 mil unidades devem chegar no próximo dia 26.

Segurança

A Polícia Federal fará a escolta da vacina entre o aeroporto e o local onde será distribuída para todos os municípios. As Polícias Civil e Militar farão a segurança do imunizante, bem como dos locais de vacinação.

O plano tático deverá ser consolidado na segunda-feira, após a reunião dos estados com o Ministério da Saúde.

 

(*) Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

[email-subscribers-form id="1"]