Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Notícias

Vacinação contra gripe começa dia 12 de abril; Manaus segue sem previsão

Ministério da Saúde divulgou o cronograma de vacinação e afirmou que a imunização ocorrerá junto à da covid-19

Vacinação contra gripe começa dia 12 de abril; Manaus segue sem previsão

Foto: Agência Brasil

MANAUS- AM – A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa dia 12 de abril e deve seguir até  9 de julho de 2021, porém, Manaus continua sem previsão, segundo informações da Secretaria de Saúde do Município (Semsa).

De acordo com o Ministério da Saúde, a influenza é uma infecção viral que é transmitida com muita facilidade; doença afeta diretamente o sistema respiratório da pessoa contaminada com o vírus.

Ainda segundo o órgão, a vacinação contra a influenza é necessária para evitar complicações decorrentes da doença, além disso, a prevenção faz com que sejam reduzidas as possíveis confusões com os sintomas da covid-19.

Mesmo com a campanha de imunização da covid-19, o Ministério montou um cronograma para aplicação da vacina contra a gripe; confira:

  • 12/04: crianças (6 meses a 6 anos de vida), gestantes, mulheres que tiveram filhos recentemente, indígenas e trabalhadores da saúde;
  • 11/05: idosos com mais de 60 anos e professores;
  • Entre 9/06 e 9/07: pessoas com deficiências permanentes ou comorbidades caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Apesar de todos os anos a campanha colocar como prioridade os idosos, este ano, devido à vacinação da covid-19, eles foram colocados na segunda etapa para receber a vacina. Segundo informações do Ministério, a expectativa é que, até maio, a maioria das pessoas com mais de 60 anos estejam imunizadas.

 

Foto: Divulgação

A equipe do Amazonas 1 entrou em contato com a Semsa e a secretaria informou que ainda não há uma definição sobre a campanha de vacinação contra a influenza em Manaus.

“Até o momento não há definição sobre a campanha de vacinação contra a Influenza”, declarou a equipe do Departamento de Comunicação da Semsa

 

Quem tomou a vacina contra a covid-19, pode em seguida tomar a da gripe?

O novo coronavírus tem sintomas semelhantes como a gripe. Por causa disso muitas vezes pacientes se confundem, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que matou mais de 333 mil pessoas no Brasil. No meio disso tudo, surgiu uma dúvida na população: Quem tomou a vacina contra à covid, pode tomar contra à gripe?

O Amazonas 1 conversou com a infectologista Maria Paula Mourão que explicou que quem tomou a vacina contra a Covid-19 pode sim se vacinar contra a gripe, mas precisa aguardar os 14 dias de intervalo de uma imunização para a outra. “Além disso, também não precisa esperar para tomar a segunda dose da vacina contra à covid”, ressaltou a médica.

“Depois de tomar a vacina da gripe, tem que esperar, pelo menos, 7 dias para tomar a vacina para covid”, completou a infectologista.

Maria Paula relembrou que apesar de serem doenças com sintomas semelhantes, a covid-19 e a gripe divergem em muitas coisas. “Importante deixar claro que apesar de serem doenças parecidas, são causadas por vírus diferentes e por isso as vacinas são diferentes”, frisou a especialista. Veja tabela de diferenças entre as síndromes divulgada pelo Ministério da Saúde:

Foto: Ministério da Saúde mostra diferenças entre novo coronavírus, gripe e resfriado – Ministério da Saúde