A 22ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) apontou aumento de 8,2% nas vendas do Amazonas em outubro, na comparação anual, destacando o estado com o segundo maior crescimento entre os demais. O estudo, que acompanha mensalmente as movimentações do setor varejista, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro.
Na análise regional e na comparação com o mesmo período do ano passado, além do Amazonas, os estados que se destacaram foram: Roraima e Maranhão, que apresentaram crescimento de 9,4% e 6,8%, respectivamente. Santa Catarina, Goiás e Paraná também tiveram alta de 5%, 4,9% e 3,5%. Por outro lado, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal registraram queda de 3,4% e 0,6%, respectivamente.
Segmentos analisados
O IVS analisa oito segmentos, sendo eles: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; Livros, jornais, revistas e papelaria; Móveis e eletrodomésticos; Tecidos, vestuários e calçados; Material de Construção; Combustíveis e Lubrificantes e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico.
O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
O relatório completo pode ser encontrado na nova plataforma de conteúdo da Stone: Link
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