
Eleições 2024 - Foto: (Bruno Peres/Agência Brasil)
Brasília (DF) – Na Região Norte, além de Manaus (AM), três capitais seguem para o segundo turno das eleições municipais no próximo dia 27 de outubro: Belém (PA), Palmas (TO) e Porto Velho (RO). Apenas em Porto Velho, o PL não participa da disputa. Juntas, as capitais possuem mais de cinco milhões e meio de eleitores aptos.
Belém
Na capital do Pará, a briga está entre Igor Normando (MDB), que conseguiu mais de 300 mil votos, enquanto o segundo colocado, Delegado Eder Mauro (PL), recebeu cerca de 252 mil.
O deputado estadual levanta a bandeira da inovação, empreendedorismo e uma nova visão para a administração pública. Primo do governador do Pará, Helder Barbalho, o candidato atuou como vereador por dois mandatos na capital.
Já Eder Mauro, atua na Câmara Federal há três mandatos. Conhecido por sua postura firme, luta pela segurança pública e combate ao crime. Durante sua campanha, priorizou as pautas de combate à violência e a corrupção, além do combate às drogas.
Palmas
Em Palmas, a disputa pela prefeitura será definida entre Janad Valcari (PL), que obteve mais de 62 mil votos no primeiro turno, e o ex-prefeito Eduardo Siqueira (PODE), que conquistou 51.344 dos votos.
A atual presidente da Câmara Municipal da cidade baseou sua campanha na segurança pública, propostas para geração de emprego e renda além dos valores tradicionais atrelados ao Partido Liberal.
Já o ex-prefeito apostou na continuidade do avanço nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde. Além disso, ele propõe melhorias na infraestrutura de Palmas.
No 1° turno, mais de 42 mil tocantinenses deixaram de exercer o direito ao voto.
Porto Velho
Com 100% das urnas apuradas, Mariana Carvalho (União) e Léo, do Podemos, vão decidir o segundo turno para a Prefeitura de Porto Velho (RO).
A médica conseguiu a aprovação de 44,53% da população da capital com 111.329 votos, enquanto o pecuarista Léo Moraes obteve 64.125 dos votos.
Mariana é deputada federal pelo estado de Rondônia e difundiu durante sua campanha o desenvolvimento de Porto Velho, com a construção do primeiro hospital municipal da cidade com 100 leitos, construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Léo Moraes disputou a prefeitura de Porto Velho em 2016, passou para o segundo turno, mas não venceu a eleição. No TSE o bacharel em Direito declarou a ocupação de pecuarista. Foi vereador da capital em 2012 e dois anos depois conseguiu ser eleito para a Assembleia Legislativa do Estado.
Manaus
Contrariando 90% das pesquisas eleitorais sobre as eleições na capital amazonense, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) seguiu para o segundo turno contra o atual prefeito, David Almeida (Avante). Segundo o TSE, o prefeito obteve 32,16% dos votos,354.596, enquanto o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu 275.063 votos.
Em todas as pesquisas divulgadas durante a corrida eleitoral, David Almeida apareceu na frente. Buscando a reeleição, cogita continuar com projetos de mobilidade urbana e ampliação dos serviços públicos, pauta cara para a população, que sofre com o sucateamento da saúde na capital.
Já o deputado federal, é capitão da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), conhecido por sua atuação nas ruas. Em sua campanha, teve em vista priorizar a segurança pública da capital com o slogan “choque de ordem”, além de propostas para saúde e educação.
O segundo turno das eleições municipais 2024 para prefeito será realizado no dia 27, último domingo de outubro.
LEIA MAIS
- Primeiro turno das eleições no Amazonas ocorreu sem grandes ocorrências
- Alberto Neto e Maria do Carmo comemoram segundo turno das Eleições 2024
- Segundo turno da Eleição em Manaus pode virar faroeste entre David e Alberto Neto
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.