Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Famosos

Velório de Jorge Fernando tem cenário de espetáculo e homenagem de fãs

O cenário foi doado pelo cantor Zeca Pagodinho, e continha imagens de São Jorge, Cosme e Damião e Ogum

Velório de Jorge Fernando tem cenário de espetáculo e homenagem de fãs

O diretor Jorge Fernando, 64, está sendo velado na manhã desta terça-feira, 29, e no Teatro do Leblon, na zona sul do Rio. Ele morreu no último domingo, 27, em decorrência de uma parada cardíaca. Em sua homenagem, o palco da sala Marília Pêra do teatro Leblon emulou um grande cenário teatral, com fotos, imagens de TV e referências a São Jorge, de quem o diretor era devoto.

O cenário foi doado pelo cantor Zeca Pagodinho, e continha imagens de São Jorge, Cosme e Damião e Ogum. Também compunha a decoração uma coroa de flores. Duas TVs reprisavam momentos marcantes de Jorge Fernando como ator. Emocionada, Hilda Rebello, atriz e mãe de Jorge Fernando, assistia a todos os momentos com atenção e ria com tiradas cômicas do filho, além de se emocionar algumas vezes junto com familiares.

Além da carreira como ator, cenas históricas dirigidas por Jorge Fernando também eram reprisadas. Uma delas é uma das mais famosas da teledramaturgia brasileira: o café da manhã dos personagens de Fernanda Montenegro e Paulo Autran na novela Guerra dos Sexos (1983)e a versão protagonizada por Irene Ravache e Tony Ramos no remake, que foi ao ar em 2012. O vídeo foi embalado pela música Jorge da Capadócia, de Caetano Veloso, na voz de Fernanda Abreu.

Artistas como Boni, Nicette Bruno, Ana Furtado e Boninho, Flavia Alessandra e Otaviano Costa, Angelica e Luciano Huck e o próprio Zeca Pagodinho enviaram uma coroa de flores como última homenagem a Jorge Fernando.

Despedida dos fãs A aposentada Leodir Amaral, 67, é uma grande fã e se emocionou ao falar da admiração pelo diretor. Com um cartaz que fazia associação entre Jorge Fernando e São Jorge, Leodir lamentou: “Estamos perdendo muita gente maravilhosa”. Também diretor de teatro, Andy Corrêa falou que lamenta a perda do colega de profissão, em quem se inspirava. “Em um dos nossos encontros fora de trabalho, percebi que ele ainda falava muito sobre arte. Com isso, veio o nome da minha companhia de teatro: Respira Arte. Ele era uma grande inspiração”, disse.

O horário limite para a despedida dos fãs é 10h. De 10h às 12h, o velório será fechado para amigos próximos e familiares. A cremação do diretor está marcada para 13h, no Cemitério da Penitência, e não será aberta à imprensa e fãs.

(*) Com informações do UOL Famosos