Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Economia

Vendas do comércio no Dia das Mães terão aumento de 4% no AM, aponta pesquisa

Comerciantes afirmam que ainda não houve um aumento nas vendas, mas seguem otimistas

Vendas do comércio no Dia das Mães terão aumento de 4% no AM, aponta pesquisa

(Foto: Gabriela Alves/ Portal AM1)

MANAUS – A expectativa de crescimento nas vendas do comércio amazonense para o Dia das Mães é de 4% em comparação ao mesmo período de 2021, o aumento equivale a arrecadação de mais de R$ 150 milhões na receita bruta. Os dados são de pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), divulgada nesta quinta-feira (5).

Os artigos que aparecem no topo das intenções de compras são perfumes/cosméticos com 41,5%; seguido de vestuário (34,4%); almoço/jantar (26,7%); calçados (24,6%); bolsas/acessórios (19 %); não sabe/não decidiu (16,90%); joias/relógios (10,8%); cama mesa e banho (11,3%); eletrodomésticos (8,2%); flores (7,7%); celular/smartphone (7,7%); eletrônicos (4,6%); viagem/passeio (4,1%). O ticket médio de compras de R$ 160,00

(Foto: Antônio Mendes/ Portal AM1)

Ainda segundo a pesquisa, este ano, os shoppings centers serão o principal local escolhido para as compras dos presentes (37,4%), seguido do comércio do centro (31,8%). A pesquisa ouviu 600 pessoas na zona urbana de Manaus.

Otimismo

Apesar dos dados positivos, comerciantes do centro de Manaus afirmam que ainda não houve um aumento nas vendas, mas seguem otimistas para o final de semana. “Está fraco o movimento, não está bom não, até hoje está muito fraca a semana das mães. Talvez sexta e sábado melhore o movimento”, disse a vendedora Dulce Castro, 59.

Leia mais: Governo do Amazonas paga 13º salário nesta quinta-feira

Segundo os vendedores, o fluxo do comércio nesse período não é o mesmo se comparado a anos anteriores à pandemia. Os lojistas apostam nas promoções e estão confiantes na tendência de crescimento das vendas.

“Não tá aquela movimentação ativa. Estamos aguardando muito ansiosos que esse movimento seja melhor Dia das Mães, mas tá oscilando. A gente tá esperando movimeto grande mesmo de hoje até sexta e sábado”, afirmou a vendedora Valderlane Campos, 50.