Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cenário

Vereador acusa prefeito de Iranduba de falsidade ideológica: ‘o senhor enganou o povo’

De acordo com a denúncia, o prefeito Augusto Ferraz declarou ter residência em Iranduba, mas não mora na cidade

Vereador acusa prefeito de Iranduba de falsidade ideológica: ‘o senhor enganou o povo’

Foto: Reprodução

Em Iranduba, o vereador Luís Carlos Velho (Republicanos), mais conhecido como “Velho”, fez diversas acusações contra o prefeito da cidade, Augusto Ferraz (DEM), durante uma audiência pública realizada na Câmara Municipal da cidade, no último sábado (31). Entre outras coisas, o vereador afirmou que Ferraz não mora em Iranduba, tendo assim, enganado a população.

De acordo com o parlamentar, Augusto Ferraz declarou, no ato de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que mora em um terreno no Ramal do Janauari, em Iranduba. Porém, quem reside na casa não é o prefeito, mas sim o vereador Nedy Vale (PSD), que é um dos aliados de Ferraz na Casa Legislativa.  

“O senhor enganou o povo de Iranduba, basta saber que o senhor vá até a casa do Nedy, lá mora o Nedy, não o senhor. O senhor começou enganando o povo quando disse que morava em Iranduba. O senhor é um charlatão, que enganou o povo de Iranduba”, disse o vereador em tom de revolta.

Em consulta ao site DivulgaCand, no qual constam os dados dos candidatos nas eleições de 2020, é possível confirmar que entre a lista de bens declarados de Augusto Ferraz consta um terreno no mesmo endereço e como nome de ‘Sítio do Nedir’, no valor de R$ 42 mil. De acordo com os dados, o imóvel foi adquirido de Maria Santina Fernandes Sabino, 20/03, sem informações do ano vigente.

“Eu provo que o senhor não mora lá. O senhor não é mulher do Nedy, para dizer que mora lá, declaração errônea. Ministério Público, Juiz eleitoral, vocês foram enganados como foi o povo de Iranduba. Senhor prefeito, o senhor vai ser cassado, não por esse parlamento, o senhor será cassado pelo crime de falsidade ideológica na Justiça Eleitoral, você pode ter certeza, e a sua chapa será cassada. Além de mentir para a Justiça Eleitoral, mentiu para o povo de Iranduba”, continuou o vereador, no sábado.

Já nesta quarta-feira (4), em conversa com o Portal Amazonas1, o vereador reafirmou as acusações e ressaltou que no endereço registrado como residência do prefeito não há conta de energia ou de água.

“Ele não reside no município de Iranduba, ele enganou a Justiça Eleitoral fazendo a declaração lá, o documento dizendo que tinha uma residência no Janauari. Neste local, só tem uma residência de um vereador, o vereador Nedy, não tem nenhuma casa, a única pessoa que mora lá é o vereador Nedy Santana Vale […] Ele não mora, não tem conta de água, de luz, ele comprou um terreno e não mora, ele mentiu para a Justiça Eleitoral. A casa que tem lá quem mora é o vereador Nedy. Ele não tem residência em Iranduba”, disse ao Portal Amazonas1.

Embora tenha certeza que Augusto Ferraz não mora na casa, o vereador “Velho” não soube informar qual o endereço da residência oficial do gestor. “Ele mora em Manaus, né. Ele tem apartamento, ele mora em Manaus. Não sei aonde ele mora, nunca fui na residência dele. Eu sou apoiador dele, fui apoiador dele na campanha, né, e aí nunca fui na casa dele nem no Janauari, porque não tem casa lá, e nem em Manaus, ele que foi na minha residência, que eu moro na Cidade Nova”, disse.

“E ele nos enganou dizendo que mora no município de Iranduba e, na verdade, não mora. Lá nesse local onde ele diz que mora funciona uma feira da ADS, uma feira do governo nesse local. Não tem casa do prefeito”, continuou.

Processo

O parlamentar afirmou que vai ingressar com um processo contra o prefeito pelo crime de estelionato eleitoral. Augusto Ferraz já responde a outro processo na Justiça do Amazonas movida por outro vereador, e, por isso, o Luís Carlos vai tentar juntar essa nova denúncia com a anterior para correr uma única ação.  

“Então, eu vou tentar. Estou vendo a parte jurídica e está pronta a denúncia. Nós iremos tentar a juntada com a minha denúncia formal junto a uma denúncia que já está em tramitação”, afirmou.

O vereador acredita que Augusto Ferraz tem chances de ser afastado do cargo que conquistou nas eleições de 2020 com 11.732 votos. “Preso nesse país, quem tem dinheiro, eu não acredito muito, né. Mas afastado do cargo por estelionatário eleitoral, sim. Pode responder processo. Sendo que o mesmo não é mais réu primário, isso é mais um agravante. Então, eu acho que o afastamento dele poderá sim acontecer”, disse.

Troca de farpas

A troca de farpas entre os políticos resultou no encerramento de Audiência Pública que ocorreu na Câmara Municipal de Iranduba. Na ocasião, o prefeito chegou a cobrar o vereador Luiz Carlos sobre o Projeto de Lei que pretende criar a Secretaria Extraordinária de Governo e realizar uma reforma administrativa do âmbito do município.

Na tentativa de se defender, Luiz Carlos questionou a presidente da Câmara, Larissa Gomes (PSD) alegando que o prefeito não tinha competência para realizar tais acusações.

Os microfones dos políticos foram cortados e a presidente do parlamento municipal encerrou a audiência pública por falta de ordem no plenário.

Outro lado

O Portal Amazonas1 procurou o prefeito Augusto Ferraz, por meio de sua assessoria de comunicação, para se pronunciar sobre as denúncias e acusações a respeito de sua moradia ou não em Iranduba. Porém, não houve retorno aos questionamentos feitos até a publicação desta matéria; espaço segue aberto para esclarecimentos.

Acompanhe em tempo por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.