Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Vereador acusa prefeito de Itacoatiara de emprestar respiradores para Coari

Durante a segunda onda da covid-19, em janeiro, o prefeito Mário Abrahim emprestou respiradores pulmonares para Coari, conforme denúncia do vereador Robson Siqueira

Vereador acusa prefeito de Itacoatiara de emprestar respiradores para Coari

Foto: Reprodução

Itacoatiara/AM – O prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (PSC), teria emprestado equipamentos de respiração pulmonar para outro município do Amazonas, em pleno pico da segunda onda de covid-19 que aconteceu no Amazonas, em janeiro deste ano. A cidade contemplada seria Coari. A denúncia foi feita pelo vereador Robson Siqueira, nas redes sociais, nesta quinta-feira (22).

No período entre 10 e 20 de janeiro, o Amazonas viveu dias de caos com a explosão de casos e a falta de cilindros de oxigênio para atender pacientes com covid-19 em hospitais públicos e privados.

De acordo com o vereador de oposição, Robson Siqueira (PV), o prefeito Mário Abrahim autorizou a transferência de respiradores pulmonares que pertenciam ao Hospital José Mendes, em Itacoatiara, para a Prefeitura de Coari.

“A todo custo, a Prefeitura de Itacoatiara tenta esconder o fato de ter emprestado os respiradores pulmonares pertencentes ao Hospital José Mendes a Coari no MOMENTO MAIS CRÍTICO QUE O MUNICÍPIO PASSAVA. Isso pode ter contribuído para dezenas de mortes em Itacoatiara, fato esse noticiado em todo Estado e município”, disse.

Segundo a denúncia, três respiradores pulmonares foram enviados a Coari no dia 18 de janeiro deste ano. Um documento divulgado pelo vereador e que está assinado por uma possível servidora identificada como Leila Silva, comprova o empréstimo e o recebimento dos respiradores.

“Documentos enviados para o nosso gabinete comprovam que no dia 18 de janeiro de 2021, a então Gerente de Enfermagem (sob ordem) teria entregado os ventiladores pulmonares para o Sr. Elielson Oliveira, equipamentos esses que possuem tombamento do município sob as numerações (23771, 23773, 23774)”, disse o vereador.  

Embora Manaus e todo o interior estivessem em situações críticas em decorrência da pandemia de covid-19, o prefeito Mário Abrahim teria emprestado os respiradores pulmonares sob a alegação de que o município não estava necessitando dos aparelhos, conforme denunciou o vereador.

“É angustiante, revoltador e desumano, que apesar da superlotação no Hospital José Mendes, nós tínhamos equipamentos, e que por indicação do filho do prefeito Thiago Abrahim, o mesmo foi “emprestado” para atender a população de Coari, com a alegação de que NÃO PRECISAVAM, e que o outro município estaria em situação pior”, afirmou.

E, para piorar, o vereador Robson Siqueira aponta, ainda, que esses aparelhos de respiração sequer foram devolvidos, mesmo sete meses depois do empréstimo. Ele também questiona a ‘parceria’ entre Itacoatiara e Coari, que é comandada pela prefeita interina Dulce Menezes (MDB).

“Seis meses se passaram e com esse tempo muitas vidas se foram, e até o momento esses respiradores não foram devolvidos. Com isso, meus amigos, deixo as perguntas: o que teria motivado o prefeito de Itacoatiara a emprestar ou doar esses aparelhos? E o que estaria por trás dessa parceria com Coari?”, questionou.

Itacoatiara

O Portal Amazonas1 procurou a Prefeitura de Itacoatiara, por meio dos endereços eletrônicos [email protected] e [email protected], a fim de obter um posicionamento sobre as alegações do vereador Robson Siqueira. Porém, não houve retorno até a publicação da matéria; espaço segue aberto para esclarecimentos.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter