Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Cidades

Vereador denuncia descarte irregular do lixo hospitalar há 9 meses

Ricelli Pontes afirma que a situação está um "caos" desde dezembro de 2018, quando a prefeitura rompeu contrato com a terceirizada de limpeza pública

Vereador denuncia descarte irregular do lixo hospitalar há 9 meses

(Foto: Divulgação)

O lixo hospitalar do município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros ao norte da capital) está sendo descartado de forma incorreta, de acordo com denúncia do vereador do município, Ricelli Pontes.

Segundo o parlamentar, a situação está um “caos” desde dezembro de 2018, quando a Prefeitura de Figueiredo rompeu contrato com a terceirizada de limpeza pública. “O prefeito contratou pessoas de obra emergencial que abriram uma MEI. Não está havendo coleta e quando tem, o lixo é despejado em área de preservação, como é o caso da Maruága, que fica a três quilômetros de Balbina, na AM-240”, denunciou Pontes.

Nas imagens disponibilizadas pelo vereador, é possível ver seringas usadas, caixas de remédios (antibióticos) e caixas de luvas, por exemplo. “Os prestadores de serviço estão usando duas caçambas de carregar areia como carro de coleta. O lixo hospitalar está misturado com lixo doméstico. E em protesto, os moradores estão jogando seus lixos na porta da sede da prefeitura”, finalizou o vereador.

A equipe do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC) tentou entrar em contato com o procurador do município, Giovani Novo, por meio do telefone 99339-73XX, mas estava desligado. Atualmente, o prefeito da cidade é Romeiro Mendonça.