Manaus, 16 de junho de 2024
×
Manaus, 16 de junho de 2024

Cidades

Vereador Fred Motta representa a Câmara na posse do novo superintendente da Suframa

Vereador Fred Motta representa a Câmara na posse do novo superintendente da Suframa

Tolentino é engenheiro de Pesca e advogado tributarista, ao longo de 30 anos de serviço público acumulou larga experiência atuando em órgãos governamentais. (Foto: Divulgação/Assessoria)

O vereador Fred Mota (PR) representou a Câmara Municipal de Manaus na cerimônia de posse do novo Superintendência da Zona Franca de Manaus, Appio da Silva Tolentino, que chegou a sua nova função desprestigiado pelas principais autoridades do Estado que mandaram representantes ao evento.

Appio Tolentino assume a Suframa em substituição a Rebecca Garcia, que permaneceu à frente da instituição de 2015 a 2017 e foi exonerada em meio a uma disputa de grupos políticos do Estado comandada pelos senadores Eduardo Braga (PMDB), Omar Aziz (PSD) e o deputado Federal Silas Câmara (PRB).

Tolentino é engenheiro de Pesca e advogado tributarista, ao longo de 30 anos de serviço público acumulou larga experiência atuando em órgãos governamentais.

Durante a cerimônia o vereador Fred Mota, desejou ao novo superintendente, sucesso à frente da autarquia. “O Appio, é um homem integro e experiente na gestão pública. Tenho certeza que muito breve, ele trará novas conquistas a nossa querida Zona Franca. Desejo muito sucesso a ele neste novo desafio”, disse o parlamentar.

A Suframa

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma Autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus – ZFM, com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais.

Com quatro decênios de existência, a Suframa viabilizou a implantação dos três pólos que compõem a ZFM – comercial, industrial e agropecuário – e promove a interiorização do desenvolvimento por todos os estados da área de abrangência do modelo, identificando oportunidades de negócios e atrai investimentos para a região tanto para o Pólo Industrial de Manaus quanto para os demais setores econômicos da sua área de atuação.

Com recursos arrecadados com a prestação de serviço das empresas beneficiadas com os incentivos fiscais do modelo ZFM, a Suframa faz parcerias com governos estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa e cooperativas, financia projetos de apoio à infraestrutura econômica, produção, turismo, pesquisa & desenvolvimento e de formação de capital intelectual. O objetivo é minimizar o custo amazônico, ampliar a produção de bens e serviços voltados à vocação regional e, ainda, capacitar, treinar e qualificar trabalhadores.

*Com informações da Assessoria