
MANAUS 24.04.16 VEREADOR GEDEAO AMORIM (PMDB) DURANTE SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM.

Para o vereador, o programa de adoção de praças públicas beneficia a todos de forma geral. (Foto: Tiago Correa/CMM)
O presidente da Comissão de Serviço Público da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Professor Gedeão (PMDB), lança, nesta semana, a campanha “Adote uma Praça” para ampliar e melhorar a manutenção desses logradouros públicos, na capital. A campanha é baseada nas diretrizes da Lei Municipal 3.280 de 2016, na qual prevê que empresas devem adotar praças, áreas verdes e outras áreas públicas municipais e em contrapartida elas podem divulgar suas marcas nos locais.
Segundo o vereador, a lei diz, ainda, que a cooperação entre a iniciativa privada e pública para a execução do programa deve ocorrer via convênio na qual a empresa assume a responsabilidade, os encargos necessários às obras e serviços inerentes à conservação da área e em contrapartida a empresa realiza sua publicidade nas áreas, como uma ação de responsabilidade social, agregando valor a sua marca.
“Embora a lei exista há quase um ano, poucos empresários a conhecem e a população em geral, também, não tem informações sobre as diretrizes do programa para poder cobrar do Poder Executivo. Diante disso, pretendemos lançar, nos próximos dias, essa campanha para garantir a execução da lei e melhoria da infraestrutura das praças públicas uma vez que muitas estão abandonadas”, explicou o parlamentar,
Gedeão disse que vai buscar parceria com a Prefeitura de Manaus – via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) – para que a campanha seja intensificada na cidade. “O Poder Legislativo tem o dever e a obrigação de auxiliar o Executivo nas questões voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Por essa razão, penso que os poderes, juntos, poderão ter mais êxito nessa campanha”, completou.
Para o vereador, o programa de adoção de praças públicas beneficia a todos de forma geral. “A população ganha mais áreas de lazer, o município despende os recursos para outras áreas, e os empresários podem fazer a divulgação de suas marcas, com fixação do logotipo da empresa na área adotada e, também, por participar de um programa social”, defende Amorim.
Lazer e turismo
Para ele, as praças públicas, também, devem entrar no cronograma de prioridades da prefeitura uma vez que elas representam áreas de lazer a custo zero para os cofres públicos e onde os jovens podem passar o tempo com a prática de lazer e esporte longe da criminalidade. “Se esses espaços recebessem a atenção que merecem serviriam como um grande meio de garantir mais segurança aos nossos jovens”, ponderou.
A preocupação do legislador se estende, ainda, às questões turísticas do município. “Recebemos muitos turistas de lugares variados para conhecer a Amazônia e desfrutar da nossa floresta. Uma cidade limpa e organizada com espaços adequados para receber esses viajantes também atrai mais pessoas e com isso aumenta a arrecadação municipal.”, finalizou Gedeão Amorim.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.