Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Vereadores de oposição e aliados de David usam o feriado para articulações

O pico das tensões entre os aliados de David Almeida ocorreu quando a oposição tentou impedir a aprovação do pedido de empréstimo na CMM.

Vereadores de oposição e aliados de David usam o feriado para articulações

(Foto: Instagram/Reprodução)

Manaus (AM) – Com a folga em virtude do feriado do dia da padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição, alguns vereadores aliados e opositores de David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, aproveitaram para reunir com apoiadores e articular ações em vista das eleições municipais de 2024.

A vereadora Thaysa Lippy (PP) participou nessa sexta-feira (8) da posse novos presidentes das alas Mulheres e Jovens Progressistas do PP Amazonas. “Rainer Elton Figueiredo e Vera de Souza Queiroz Marques assumiram com o compromisso de trazer inovação e representatividade. A juventude e as mulheres são peças fundamentais na construção de uma política mais justa e inclusiva”, disse Thaysa em uma publicação.

Thaysa também compartilhou fotos ao lado do deputado Felipe Sousa (PP) e do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), nome que desponta como nome forte em oposição a David Almeida nas eleições de 2024.

A vereadora foi uma que votou contra o pedido de empréstimo de R$ 580 milhões feito pelo prefeito David Almeida na última segunda-feira. “Acredito que conceder esse volume sem um plano claro de utilização e sem explicar os investimentos feitos nos empréstimos anteriores é como pedir à população para pagar uma conta sem saber exatamente do que se trata”, disse a vereadora em outro post.

Outra vereadora que votou contra o empréstimo, a Professora Jacqueline (UB) compartilhou, nessa sexta, um post lembrando a data religiosa, mas não deixou de fazer uma crítica sobre a aprovação do empréstimo dias antes.

“Não vejo razão para solicitar algo que já foi rejeitado anteriormente. Mantenho minha posição firme contra o endividamento de Manaus”, disse a vereadora na postagem.

Já o vereador Capitão Carpê (Republicanos) participou de uma confraternização, no bairro Puraquequara, zona Leste de Manaus. Carpê conversou com os colegas militares, e nas redes sociais foi questionado se já estava animado para a campanha eleitoral.

“Estou muito focado no meu mandato, não estou focado na campanha em 2024”, disse o vereador que em seguida deixou escapar uma fala em tom de campanha ao dizer que “a população de Manaus saberá reconhecer o nosso trabalho e isso [reeleição] vai acontecer de um modo natural”.

Carpê também disse que fiscalizou Unidades Básicas de Saúde (UBS) e verificou a falta de atendimento e medicamentos e prometeu continuar “com toda força [oposição a David] em 2024″. É impossível fazer parte da base aliada de David almeida. O que vemos é o descaso, não tem como fazer parte de uma base que não tem compromisso com a população”, disse.

Neste sábado (9), o vereador compartilhou o vídeo de uma alagação na rua Natal, bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte da Capital.

“Enquanto a Prefeitura gasta com evento e licitação suspeita, os bairros de Manaus não aguentam mais a falta de infraestrutura. Além do empréstimo, a Prefeitura vai ter R$ 9 BILHÕES de orçamento ano que vem”, criticou Carpê.

Aliados a David

Do outro lado é só comemoração para os vereadores que apoiam David Almeida. “Recebendo os amigos colaboradores do distrito de Obras – Novo Aleixo – em uma confraternização comemorando os bons serviços prestados na Cidade de Manaus”, diz o vereador Rauzinho em uma legenda de vídeo publicado no Instagram.

 

Marcel Alexandre (Avante), não só da base aliada como colega de partido, divulgou em suas redes sociais um evento voltado para eleitores. O encontro marcado para este domingo (10) é uma oficina de capacitação política e debates de temas atuais.

Também no Novo Aleixo, o líder do prefeito na CMM, Fransuá Matos (PV) agradeceu ao prefeito pela ação de saúde com a carreta da mulher realizando consultas médicas, exame preventivo, mamografia, ultrassonografia, testes rápidos e dispensando medicamentos. “Agradeço ao prefeito @davidalmeidaam e a secretária @shadiafraxe por atender a nossa solicitação!! Vamos em frente!!”

Fransuá também visitou o Divisão Distrital da zona Leste, onde recebeu um presentinho. As atividades leves após a aprovação do empréstimo não se comparam com o estresse sofrido na CMM. O vereador tem enfrentado dificuldades para conseguir aprovar as pautas da prefeitura na Casa desde quando assumiu a vaga deixada por Marcelo Serafim (PSB) em novembro do ano passado.

LEIA MAIS: