Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Vereadores reclamam de preconceito contra Manaus pela nova cepa da covid-19

Os parlamentares relataram que Manaus e o estado do Amazonas estão sendo vítimas de falas preconceituosas e pejorativas por parte da imprensa nacional

Vereadores reclamam de preconceito contra Manaus pela nova cepa da covid-19

Foto: reprodução/TV Câmara

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) reclamaram, durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (17), sobre o preconceito que Manaus vem sofrendo por parte de outros estados brasileiros pela nova cepa da covid-19 encontrada na cidade.

Quem iniciou a discussão foi o 1º vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Wallace Oliveira (PROS), que sugeriu uma Moção de Repúdio à mídia do Centro-Sul e Sudeste, que, segundo ele, quer colocar Manaus e o Amazonas como “culpados” da nova variante do vírus.

Leia mais: Sassá se altera criticando protesto na Aleam e Marcelo Serafim pede calmante para ele

“Hoje, o que essa mídia quer é caracterizar a enfermidade da covid-19 como uma exclusividade proveniente da cidade de Manaus, do estado do Amazonas. A rotulação que está sendo colocada hoje é preocupante. Isso é pejorativo, é um tratamento preconceituoso com uma capital que muito contribui para esse país”, relatou Wallace, afirmando que encaminhará o documento à Câmara dos Deputados, em Brasília.

Já o presidente da Casa, David Reis (Avante) relembrou que o vírus iniciou em Wuhan, na China, e que é uma maldade rotular Manaus dessa forma.

“É como se Wuhan fosse aqui onde é o município de Iranduba, como se fosse apenas cruzar a ponte. Mas estaremos juntos para combater mais essa maldade contra a cidade de Manaus”, disse Reis.

Apesar da reclamação dos parlamentares, apenas uma móção de repúdio foi apresentada como solução para combater esse preconceito contra Manaus.