Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Vídeo: buracos se abrem no Centro de Manaus e revelam falta de ações preventivas da prefeitura

Lojistas afirmam que as antigas galerias de esgoto tornam a apresentar problemas com a subida do rio

Vídeo: buracos se abrem no Centro de Manaus e revelam falta de ações preventivas da prefeitura

Avenida Sete de Setembro (Foto: Portal AM1)

MANAUS – Após cincos meses do desabamento de um prédio na rua Henrique Martins, no Centro de Manaus, buracos se abriram bem em frente à área que está interditada pela prefeitura. Lojistas afirmaram ao Portal AM1, nesta segunda-feira (18), que com a subida do rio, as antigas galerias de esgoto têm gerado problemas no solo.

Segundo o vendedor Franciomar Santos, os problemas na região já são antigos e tendem a se agravar no período da cheia. “Alaga tudo, entra água pelo banheiro da loja e fica tudo cheio de água. É prejuízo para nós”, disse. “Deveriam fazer um serviço melhor, bem melhor”, completou.

Seminf vistoria buracos na rua Henrique Martins (Foto: Portal AM1)

Já na avenida Sete de Setembro, paralela a Henrique Martins, uma cratera se abriu e a via está interditada desde a quinta-feira (14). Os lojistas da área também reclamam que o movimento do comércio no local foi afetado.

Leia mais: Vídeo: prédio desaba no Centro de Manaus

“Essa cratera causou esse prejuízo enorme para o comércio por conta do trânsito. A gente depende dos clientes”, disse o vendedor Adolis Alves. Já o vendedor Iglison Heitor afirma que o problema já poderia ter sido resolvido: “Começou um ‘buraquinho’, eles já poderiam ter fechado”. Segundo a prefeitura, o problema foi causado porque uma galeria ‘desanelou’ [sic].

Reparos e falta de planejamento

No início deste ano, o então secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, informou que a orientação do prefeito David Almeida era agir de forma preventiva, com o trabalho de limpeza da rede de esgoto, tendo em vista o período da cheia dos rios. Contudo, as ações não foram suficientes para impedir novos transtornos na área central da cidade.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) esteve na rua Henrique Martins para vistoriar a situação nesta segunda-feira. Em relação à avenida Sete de Setembro, o secretário da pasta, Renato Júnior, informou que devido à subida do Rio Negro, a galeria está totalmente inundada. Segundo ele, a solução deve vir a médio prazo, pois o nível das águas impossibilita temporariamente o serviço.

A reportagem questionou a Seminf sobre a situação das duas vias e se a Prefeitura de Manaus realiza alguma ação a mais para evitar que novos buracos/ crateras se abram nas avenidas; todavia, a secretaria não respondeu e informou apenas sobre as ações de reparo.

Veja a nota abaixo:

“O Secretário Municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, esteve na Rua Henrique Martins, ontem (17/4), com as equipes de engenharia. Neste momento, as equipes concentram os trabalhos na Av 7 de Setembro, e logo em seguida iniciam os serviços na Rua Henrique Martins.”