Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Brasil

Vídeo: chuvas em Petrópolis deixam 38 mortos; bombeiros não sabem número de desaparecidos

Petrópolis está sem luz e água; Corpo de Bombeiros mantém buscas onde houve deslizamentos, mas não tem ideia do número de desaparecidos

Vídeo: chuvas em Petrópolis deixam 38 mortos; bombeiros não sabem número de desaparecidos

Foto: Reprodução

PETRÓPOLIS, RJ – A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e o Corpo de Bombeiros informaram na manhã desta quarta-feira (16), que subiu para 38 o número de mortos após a tempestade da tarde de terça-feira (15).

Segundo informações da Defesa Civil municipal, o Corpo de Bombeiros mantém buscas nos locais onde houve deslizamentos de terra, os bombeiros ainda não têm ideia do número de desaparecidos. O Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Civil, está trabalhando na identificação dos corpos.

A prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento às vítimas.

A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento no município nesta quarta-feira (16) . Em caso de emergência, o telefone 199 está disponível.

Governador vai a Petrópolis

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), classificou a situação da cidade imperial de Petrópolis, na Região Serrana do Estado, como “quase de guerra” após as fortes chuvas que abalaram o município.

“É carro pendurado em poste, carro de cabeça para baixo. Muita lama!” afirmou Castro.

Segundo o governador, o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, deve ir à cidade nesta sexta-feira (18). “Grupos de trabalho já estão vendo o que vai precisar ser reconstruído. Mas nesse momento é salvar as pessoas e limpar a lama, lixo e escombros”, disse.

Castro afirmou que “as sirenes funcionaram perfeitamente”. “Tanto que a tragédia não foi maior porque as sirenes funcionaram” informou.

“Mas foi uma tragédia de uma hora para outra, com uma quantidade de chuva raramente vista: 200 milímetros em duas horas é uma quantidade absurda e infelizmente, não teve como salvar todas as pessoas”, finalizou o governador.

Pontos de apoio

A prefeitura abriu todos os pontos de apoio para o acolhimento da população de área de risco.

“Em geral, essas estruturas funcionam em escolas e, neste momento, há atendimentos nas localidades do Centro, São Sebastião, Vila Felipe, Alto Independência, Bingen, Dr. Thouzete e Chácara Flora. Ao todo, 184 pessoas estão recebendo suporte da prefeitura, que direcionou para as unidades profissionais da Saúde, Educação, Agentes Comunitários, além da Defesa Civil”, disse o município.

Vídeos:

Vídeo: Reprodução
Vídeo: Reprodução
Vídeo: Reprodução

Leia mais: Criança de 10 anos morre ao tentar encher balão para decorar festa de amigo

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.