Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Vídeo: drenagem de esgoto toma conta da Praia da Ponta Negra

A drenagem fica bem no meio da praia, levando a sujeira do complexo turístico até o rio

Vídeo: drenagem de esgoto toma conta da Praia da Ponta Negra

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma drenagem de esgoto bem no meio da Praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

Nas imagens, é possível ver que o canal começa na praia e a água do esgoto é despejada no rio. Além disso, a drenagem deixou um dos principais pontos turísticos de Manaus com uma aparência nada agradável e com um aspecto sujo.

Ainda no vídeo, a cidadã que denunciou a situação advertiu que a população toma banho nas águas do Rio Negro. Porém, com uma rede de esgoto bem próximo da praia, ou melhor, na própria praia, pode causar riscos à saúde das pessoas.

Leia mais: Voos com saída de Manaus são cancelados por conta de forte neblina

O Portal Amazonas 1 procurou a Prefeitura de Manaus a qual informou que “existe um processo de erosão acentuada em um trecho da Praia da Ponta Negra durante o período de chuvas, com águas fluviais e águas que escoam de uma área de mata na localidade. A empresa Águas de Manaus e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) também foram acionadas para verificar in loco o processo de erosão e correção do problema, que se intensifica no período de inverno amazônico.”

A equipe de reportagem também procurou a Seminf, que informou que tanto a secretaria quanto a companhia de água discutem ações para ampliar a Estação de Tratamento de Esgoto na área. A secretaria também informou que a situação é acompanhada por outros órgãos estaduais e municipais, por ser uma área de praia e que o esgotamento está sendo realizado.

Confira a nota na íntegra:

“A concessionária Águas de Manaus está em tratativas com a Prefeitura de Manaus para realizar diversas intervenções de ampliação e melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto da Ponta Negra. A questão vem sendo acompanhada pela Ageman, Seminf, Semmas e Ipaaam visto que são exigidas autorizações de órgãos ambientais para que a empresa possa dentro da legalidade promover a reestruturação necessária na ETE, cuja estrutura está localizada em uma área de praia, às margens do Rio Negro. A pedido da Prefeitura de Manaus, a Águas de Manaus tem feito o esgotamento da atual estrutura que existe como também outros serviços de manutenção.”