Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Mundo

Visita de Pelosi a Taiwan aumenta atrito entre EUA e China

Pelosi afirmou, em depoimento na noite de terça, que a comitiva norte-americana foi ao país 'em amizade e paz'

Visita de Pelosi a Taiwan aumenta atrito entre EUA e China

Foto: Reprodução / Twitter

Em rápida visita a Taiwan, a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA), Nancy Pelosi, deixou o país nesta quarta-feira (3) após se comprometer com seu apoio e cumprimentar sua democracia à ilha que Pequim reivindica como sua.

A parlamentar foi à comunidade asiática nessa terça-feira (2) acarretando crises entre a capital chinesa e os Estados Unidos. O conflito acontece devido à China considerar Taiwan como parte de seu território e impedir qualquer contato de autoridades ou tentativas de reconhecimento de autonomia da ilha. Para os chineses, a viagem de Pelosi é uma “provocação”.

Leia mais: Presidente dos EUA testa positivo para covid novamente e volta ao isolamento

Pelosi afirmou em depoimento na noite de terça que a comitiva norte-americana foi ao país “em amizade e paz”. Nas redes sociais, a parlamentar comunicou também que a delegação visitou o Museu Nacional de Direitos Humanos ao lado de ex-presos políticos no país.

“Uma homenagem aos heróis que sofreram e lutaram pela democracia de Taiwan”, publicou a parlamentar. Complementou também sobre os laços econômicos: “Discutimos como os Estados Unidos e Taiwan podem aprofundar nossos laços econômicos, fortalecer ainda mais nossa parceria de segurança e defender nossos valores democráticos compartilhados”, destacou.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, destacou que os Estados Unidos pagarão o preço de segurança da China: “Os EUA assumirão a responsabilidade e pagarão o preço por minar os interesses soberanos de segurança da China”, informou.

O país chegou a instalar aviões de guerra para sobrevoar o território. Pelosi é a primeira presidente da Câmara dos Deputados norte-americana a visitar Taiwan em 25 anos.