Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Wanderley Monteiro protocola retirada de assinatura da CPI do Asfalto

Partido alegou quebra de fidelidade partidária e acionou medidas previstas no estatuto e na legislação eleitoral.

wanderley-monteiro-protocola-r

(Foto: Danilo Mello/Aleam)

Manaus (AM) – O deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante) informou que protocolou o pedido de retirada de sua assinatura da CPI do Asfalto, proposta pelo deputado estadual Delegado Péricles.

Em nota enviada ao Portal AM1, a assessoria de Wanderley Monteiro explicou que, na manhã de 12 de agosto de 2025, às 11h38, o parlamentar recebeu oficialmente uma orientação da direção estadual do partido. O comunicado determinava a retirada de sua assinatura da CPI, sob pena de serem adotadas “as medidas cabíveis no âmbito disciplinar interno”.

Diante da notificação, Monteiro destacou que o descumprimento poderia caracterizar afronta ao Estatuto do Avante e resultar na abertura de procedimento interno para apurar possível infidelidade partidária. Por esse motivo, no dia 13 de agosto de 2025, protocolou o pedido formal de retirada de sua assinatura do requerimento.

“O parlamentar ressalta que sua postura inicial de apoiar a CPI foi motivada por princípios de transparência e fiscalização, e alerta para que situações como esta não se tornem precedentes que comprometam a autonomia parlamentar e o pleno exercício do mandato concedido pelo povo do Amazonas”, destacou o comunicado.

Atualmente, conforme apuração do Portal AM1, o processo de expulsão do deputado continua em andamento e não foi concluído.

No dia 11 de agosto, o Avante Amazonas anunciou a abertura do processo disciplinar contra Wanderley Monteiro, por “quebra de fidelidade partidária”.

A decisão foi tomada de forma unânime pelas executivas estadual e municipal do partido, com base no estatuto da sigla e na legislação eleitoral vigente, que, segundo a legenda, visam assegurar a coerência política e o compromisso com a base eleitoral.

 

LEIA MAIS: