Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Wilson assina Pacto pela Consciência Vacinal e garante imunizantes à população no AM

Wilson destacou os desafios logísticos do estado para fazer com que o acesso da população aos imunizantes seja um direito garantido pelo poder público.

Wilson assina Pacto pela Consciência Vacinal e garante imunizantes à população no AM

(Foto: Diego Peres / Secom)

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima assinou, nessa segunda-feira (9), o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, uma ação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O objetivo do pacto é conscientizar sobre a importância da vacinação para a prevenção de doenças.

Para o mandatário, a assinatura do pacto reforça o compromisso do Governo do Amazonas em continuar levando vacinas para todos os municípios, mesmo aqueles mais distantes, garantindo que a população tenha acesso aos imunizantes.

Wilson destacou os desafios logísticos do estado que possui dimensões continentais para fazer com que o acesso da população aos imunizantes seja um direito garantido pelo poder público.

Ele lembrou que, na pandemia, foram necessárias 48 horas para que o primeiro lote de vacinas chegasse a todo estado.

“Imagine fazer o transporte dessa vacina em temperatura adequada. Tem vacina que a gente tinha que manter a -70º. Como levar uma vacina dessas para o interior? São esses desafios que nos permitiram avançar em uma expertise própria do Amazonas para garantir que esse direito seja exercido”, ressaltou Wilson Lima.

A assinatura do termo de adesão ao pacto foi realizada no Teatro Amazonas, Centro de Manaus, durante a Abertura da IV Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), grupo de trabalho atrelado do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União.

O governador lembrou que, em janeiro deste ano, inaugurou o Centro de Imunobiológicos do Amazonas, com o triplo da capacidade de armazenamento de vacinas e soros, saindo de 76 m2 para 227 m2.

O espaço possui sistema de abastecimento de energia próprio para reduzir o risco de perda de imunizantes, e segurança com o monitoramento de temperatura e controle de acesso com biometria, além de filmagem 24h por dia.

(Foto: Diego Peres / Secom)

LEIA MAIS: