Manaus, 4 de maio de 2024
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Cenário

Wilson entrega ‘Rapidão Rodoanel’ às vésperas do aniversário de Manaus

A segunda etapa tem previsão de entrega para 2025 e já está com 46% de avanço.

Wilson entrega ‘Rapidão Rodoanel’ às vésperas do aniversário de Manaus

Rodoanel Metropolitano (Foto: Divulgação / Secom)

Manaus (AM) – Na véspera do aniversário de Manaus, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) entregou, nesta segunda-feira (23), o primeiro trecho da construção do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus. Dividido em três etapas, o projeto totaliza 37,8 quilômetros de vias rápidas e modernas, que vão ligando as zonas, Sul, Leste, Norte e Oeste da cidade.

Considerada a maior obra de mobilidade urbana integrada da cidade, com 8,7 quilômetros, o primeiro trecho da obra inicia no viaduto Lydia da Eira Corrêa, na zona Norte, e segue até o encontro das avenidas do Turismo e Santos Dumont, na zona Oeste.

Em outras duas fases, o projeto parte da avenida dos Oitis, Distrito Industrial II (zona sul), passando pelos ramais do Brasileirinho e Chico Mendes (zona leste) e pelas avenidas Margarita e José Henriques (zona norte).

A partir desta segunda-feira (23), o “Rapidão” proporcionará maior fluidez no tráfego de veículos, em especial veículos pesados que deixam de circular nas principais vias da capital, informou o governador durnate discurso. Além disso, a obra está encurtando distâncias entre as zonas da cidade; redução do congestionamento, e do tempo de transporte e economia para os motoristas, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da capital e da região metropolitana.

“E essa é uma obra que tem a marca do Governo do Estado do Amazonas. Essa é uma obra que representa o povo do Amazonas, essa é uma obra que representa o esforço de quem mora na cidade de Manaus. Essa era uma avenida escura. Hoje é uma outra realidade”, concluiu.

 

PIM

De acordo com o mandatário, o Polo Industrial de Manaus (PIM) também será beneficiado com a facilidade no trajeto dos veículos que saem do Distrito Industrial II com destino ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174. O rodoanel facilitará, ainda, o escoamento da produção rural dos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves e Itapiranga até o porto da capital.

Rapidão Rodonel: Trecho 1

A primeira etapa, entregue nesta segunda-feira, iniciou com a duplicação da estrada do Tarumã (8,7 km) e a construção do viaduto Lydia da Eira Corrêa, maior da região Norte, com 230 mil m², situado na avenida Torquato Tapajós. Antes chamado Anel Sul, o Rapidão conta com investimento de R$ 210 milhões e gerou 3 mil empregos diretos e indiretos.

Do valor total deste primeiro trecho, R$ 144,8 milhões são recursos do Estado, empregados por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e R$ 65,1 milhões são recursos do Ministério das Cidades. Além da obra, R$ 19,4 milhões foram destinados para a desapropriação de 213 imóveis ao longo do trecho.

Os serviços contemplaram a duplicação da Estrada do Tarumã, que passa a ter 30 metros, sendo duas pistas com 10,5 metros e três faixas cada (somando 21 metros), mais quatro metros de canteiro central e cinco metros de passeio lateral, sendo 2,5 metros cada lado.

A obra também contou com a construção de sete retornos ao longo da via; terraplanagem; drenagem superficial e profunda; pavimentação; sinalização horizontal e vertical; faixas de pedestres; piso tátil; linhas de estímulo a redução de velocidade; instalação de 14,6 quilômetros de dispositivo de proteção (defensas) e 2,4 quilômetros de guarda-corpos.

Ao longo da via foram construídas nove paradas de ônibus e duas pontes, sendo uma sobre o Igarapé da Bolívia e outra ponte sobre a Cachoeira Alta; foram ainda instaladas 807 luminárias em LED e implantado paisagismo com gramas e plantio de 852 ipês nas cores roxos, rosa, amarelo e branco.

Rapidão Rodonel: Trechos 2 e 3

A segunda etapa inicia na avenida Oitis, no Distrito Industrial II, e vai até à avenida Margarita (onde fica o Museu da Amazônia, Musa). Com previsão de entrega para 2025 e 46% de avanço, o corredor viário terá extensão total de 18,3 quilômetros, contemplando duas pistas com três faixas de 3,60 metros cada e passeios laterais.

Ao longo do trecho também estão sendo implantadas 12 baias para paradas de ônibus; dez galerias subterrâneas e três passagens de fauna aéreas; quatro pontes; e uma ciclovia com 5,6 quilômetros de extensão com fluxo em mão dupla, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.

A obra neste trecho foi iniciada em 2019, durante o primeiro mandato do governador Wilson Lima, e já está com 5,7 quilômetros pavimentados. A meta é concluir outros dois quilômetros até dezembro deste ano.

Já a terceira etapa, com 10,8 quilômetros de extensão, contemplará a modernização das avenidas José Henriques e Margarita e a interligação das etapas um e dois. Essa parte do projeto está em fase de elaboração.

Mais investimentos em Manaus

O governador Wilson Lima destacou investimentos que somam quase R$ 700 milhões que o Governo do Amazonas vem realizando em Manaus, por meio de convênios com a prefeitura. Desde 2021, já foram repassados pelo Estado ao município cerca de R$ 528,1 milhões para melhorias em infraestrutura viária, renovação da frota do transporte coletivo, revitalização de feiras, mercados e parques, e implantação e renovação passe livre estudantil. Outros R$ 170,7 milhões ainda deverão ser repassados.

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