Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Wilson Lima desvia de polêmica e diz que eleição na Aleam não lhe diz respeito

A declaração de Wilson pode ser vista como uma tentativa de apaziguar os ânimos entre os deputados na Aleam

Wilson Lima desvia de polêmica e diz que eleição na Aleam não lhe diz respeito

Foto: Márcio Silva / Amazonas1

O governador Wilson Lima (PSC) evitou comentar sobre a polêmica votação que elegeu o deputado Roberto Cidade (PV) como novo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em entrevista concedida à imprensa nesta segunda-feira (14), Wilson disse que por não possuir voto como membro do Parlamento Estadual, essa é uma questão que não lhe diz respeito.

“Com relação à eleição na Assembleia, essa é uma questão interna da Assembleia. São os deputados que escolhem, eu não tenho voto. Quem tem voto são os deputados. Então, não é uma questão que me diz respeito”, comentou o governador durante solenidade na Arena da Amazônia que contou com a presença do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

A declaração de Wilson pode ser vista como uma tentativa de apaziguar os ânimos e, nos bastidores, tentar contornar a situação de “racha” em sua base governista para não perder totalmente o controle dos deputados na Aleam.

Leia mais: Deputados desistem de tentar derrubar ‘PEC Miojo’ na Assembleia

Na votação do último dia três, as deputadas Joana Darc (PL) e Alessandra Campêlo (MDB) acusaram Roberto Cidade e outros parlamentares que faziam parte da base de traição ao governo do Estado. Elas, juntamente com Belarmino Lins (PP), Saullo Vianna, Abdala Fraxe (Podemos) e Dr. Gomes (PSC), afirmam que o acordo feito foi quebrado.

Wilson e sua base tinham definido que Alessandra Campêlo seria candidata a presidente da Aleam, contando com o apoio de todos. Porém, Roberto Cidade e outros parlamentares romperam com o governo e decidiram não apoiar Campêlo.

Busca da harmonia

Bem antes de ver sua base se desentendendo, Wilson comentou que sua torcida era para que a eleição do novo presidente da Aleam resultasse na escolha de alguém que pregasse a harmonia com o governo. Talvez, essa seja a razão do governador evitar criticar a escolha de Roberto Cidade, apesar disso ter irritado a sua principal apoiadora, a deputado Alessandra.

Campêlo, aliás, é uma das poucas representantes do Legislativo que anda acompanhando o governador em solenidades, sempre ao seu lado. Contudo, hoje, o deputado Cabo Maciel (PL) reforçou esse apoio.

Alessandra Campêlo evitou conversar com a imprensa nesta segunda-feira.