Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Wilson Lima prevê colapso da saúde em Manaus dentro de cinco dias

Wilson explicou que o Estado vem ampliando leitos, mas se a população continuar descumprindo as medidas de prevenção à covid-19, não terá mais leitos para atender novos pacientes

Wilson Lima prevê colapso da saúde em Manaus dentro de cinco dias

(Foto: Diego Peres / Secom)

A rede de saúde em Manaus pode entrar em colapso dentro de cinco dias, conforme afirmação do governador Wilson Lima (PSC), nesta quinta-feira (31). A previsão foi feita durante entrevista concedida pelo governador a rádio Tiradentes.

Wilson Lima explicou que o Estado vem ampliando leitos, mas se a população continuar descumprindo as medidas de prevenção à covid-19, não haverá mais leitos para atender novos pacientes. Conforme o governador, nos últimos dois dias, mais de 200 pessoas foram internadas em hospitais de Manaus.

“A situação é muito preocupante. A qualquer momento nós podemos chegar ao limite. Daqui a pouco, daqui a cinco dias, a gente teme e está é a previsão que estamos fazendo se não houver nenhuma conscientização por parte das pessoas. Se não diminuir [sic] as aglomerações, nós não teremos mais nenhum leito de UTI ou leito clínico para atender essas pessoas. Só para a população ter uma ideia da situação alarmante que a gente tem, nos últimos dois dias, foram internadas 209 pessoas. Os profissionais de saúde estão trabalhando no seu limite, estão exaustos!”, afirmou o governador, prevendo uma tragédia no início de 2021.

Por conta deste possível cenário, Wilson pediu à população para que evite aglomerações, principalmente em festas neste final de ano, para que seja evitado um colapso na rede de saúde.

Fechamento do comércio

O governador também disse que espera encontrar um equilíbrio nas medidas de prevenção à covid-19 em relação ao comércio. Wilson foi questionado sobre a pressão de órgãos de controle que querem o fechamento total do comércio em Manaus.

“Estamos estudando com o meu comitê de combate à covid-19 para tomar essas medidas, levando em consideração o impacto financeiro, os prejuízos para o comércio. A gente está tentando encontrar um equilíbrio para tomar essas decisões. Nessa hora, não tem nenhuma decisão fácil a ser tomada. Estamos conversando com todo mundo. Não há nenhuma decisão fácil neste momento. Tem de ter coragem. Qualquer decisão tomada terá críticas”, comentou Wilson Lima.

Leia mais: Manaus terá visita de equipe do Ministério da Saúde para enfrentamento da covid-19

Vacina

Wilson ainda esclareceu que aguarda um sinal do governo federal sobre qual vacina será distribuída para os estados. Segundo o governador, o Amazonas está se preparando para esse trabalho de vacinação, com aquisição de seringas e instalação de frigoríficos em municípios-polos do interior para a armazenagem das doses.

“A gente precisa de algumas informações do Ministério da Saúde para sabermos qual vacina teremos primeiro, se  será a AstraZeneca, a Pfizer ou a Coronavac, porque cada uma tem uma logística diferente”, declarou Wilson Lima.