Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Zona Azul voltará a ser cobrada no Centro de Manaus nesta segunda

O Consórcio Amazônia, que explora o serviço, conseguiu na Justiça autorização para retornar a cobrança em partes de Manaus

Zona Azul voltará a ser cobrada no Centro de Manaus nesta segunda

Ignorando o decreto municipal 4.954, que suspende desde 25 março a cobrança de taxas da Zona Azul em Manaus, a empresa prestadora dos serviços, Consórcio Amazônia, entrou na Justiça para voltar a cobrar taxas no Centro da capital. Concedida pelo desembargador Aristóteles Lima Thury, a Zona Azul voltará a ser cobrada na segunda-feira (21).

Leia mais: David diz que vai dar exemplo para servidores: ‘chega de prefeito ir trabalhar só às 14h’

Em propagandas espalhadas em vários pontos da cidade, a empresa afirma que a cobrança será retomada no Centro da capital e seguirá suspensa no Vieiralves. Porém, o decreto municipal 4.954 suspende a cobrança em todos os pontos da cidade onde haja Zona Azul até 31 de dezembro.

Multas

O descumprimento das regras por parte do motorista implica multa de trânsito. A situação gera impasse, porque os agentes de trânsito são os únicos autorizados a aplicar multas e pertencem ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), órgão subordinado à Prefeitura de Manaus.

O Portal Amazonas 1 questionou a Prefeitura de Manaus sobre o anúncio de descumprimento do decreto por parte do Consórcio Amazônia e perguntou o que a prefeitura tem feito sobre a decisão da concessionária. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Comunicação informou que a prefeitura acionou a Procuradoria Geral do Município para contornar a situação.

“A Prefeitura de Manaus, por meio de sua Procuradoria Geral do Município (PGM), informa que adotará as providências jurídicas cabíveis ao caso”, declararam.