Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Em fase vermelha de transmissão, Prefeitura de Manaus decide fechar Centro de Testagem de Covid

O Amazonas entrou na fase vermelha da transmissão do coronavírus na quarta-feira (26)

Em fase vermelha de transmissão, Prefeitura de Manaus  decide fechar Centro de Testagem de Covid

MANAUS, AM – A Prefeitura de Manaus decidiu encerrar as atividades do Centro Testagem para Covid-19, do Studio 5 Centro de Convenções, nesta sexta-feira (28), às 17h. Mesmo em fase vermelha de transmissão da doença, um dos motivos do encerramento, segundo a gestão de David Almeida, “é a redução da procura pelo serviço e a queda no número de testes com resultados positivos”.

O centro de testagem foi aberto no último dia 12, quando a capital amazonense registrou 1.483 novos casos de Covid-19, de acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).

Já nessa quinta-feira (27), às vésperas do fechamento da unidade, os números mais que duplicaram: Manaus registrou 3.021. Um dia antes, o Amazonas entrou na fase vermelha de transmissão do coronavírus – o que significa alto risco de contaminação.

Fila no Centro de Testagem (Foto: Antônio Mendes/ AM1)

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), gerida pela secretária Shádia Fraxe, a medida também “considera a previsão inicial de funcionamento da unidade por 15 dias como resposta emergencial à alta demanda por síndromes gripais nas unidades de saúde”.

Ao longo do período de funcionamento, o centro de testagem foi alvo de diversas reclamações da população devido às aglomerações e a demora no atendimento. O local registrou uma grande procura pelo serviço e a estrutura não foi suficiente para abrigar todos que aguardavam pelos testes.

Saiba mais: Sem organização, gripados e não gripados se aglomeram em Centro de Testagem da prefeitura

A Semsa informou que foram realizados, até essa quinta-feira, 38.581 exames, com redução do percentual de casos positivos. No dia 13 de janeiro, primeiro dia de funcionamento integral da unidade, foram realizados 2.243 testes, destes, 70% com resultado positivo. Na quarta-feira, 26, dos 1.938 testes, apenas 22% tiveram resultado positivo.

Novo centro em “avaliação

Fraxe informou que a prefeitura está avaliando a abertura de um novo serviço de testagem, desta vez, na zona Leste ou na zona Norte.

“Avaliamos que esse primeiro centro cumpriu seu papel, oferecendo diagnóstico, atendimento médico e medicamentos de forma descentralizada, reduzindo a pressão sobre as unidades básicas de saúde”, explicou.

A secretária disse que grande parte do público tem buscado, agora, o reteste para confirmação de que pode retornar às suas atividades de rotina após a doença. “No entanto, o serviço não tem essa finalidade e sim oferecer diagnóstico às pessoas sintomáticas”.

Vasco Vasques

O Centro Municipal de Testagem, montado no Centro de Convenções Vasco Vasques, com o apoio do governo estadual, seguirá aberto, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 17h. Da mesma forma, continuam a oferecer o teste para Covid-19 as 30 unidades de referência da rede municipal de saúde, conforme lista de endereços disponível no link bit.ly/ubscovidmanaus.


De acordo com o Departamento de Redes de Atenção (DRA) da Semsa, nos dois centros de testagem e nas unidades de saúde, a secretaria realizou o total de 92 mil exames desde o dia 3 de janeiro, dos quais 46% com resultado positivo.

*Com informações da assessoria

Motorista