Manaus, 10 de julho de 2026
×
Manaus, 10 de julho de 2026

Mundo

Vaso sanitário de ouro maciço é roubado em exposição na Inglaterra

A peça é toda feita em ouro 18 quilates. O roubo aconteceu na madrugada deste sábado, 14, de dentro do Palácio de Blenheim, em Oxfordshire

Uma privada toda feita em ouro 18 quilates foi roubada de dentro do Palácio de Blenheim, em Oxfordshire, na Inglaterra. O incidente aconteceu na madrugada deste sábado, 14, no horário local. A peça fazia parte de uma exposição do artista italiano Maurizio Cattelan, aberta para o público na última quinta-feira, 12.

Segundo relatos da polícia local à imprensa, um grupo de pessoas teria usado pelo menos dois veículos para realizar a ação. Um homem de 66 anos foi preso por suspeita de envolvimento no roubo.

A obra, que recebeu o nome “America”, estava completamente funcional, já que os visitantes da exposição eram convidados a usá-la. Por estar ligada ao encanamento do palácio, a remoção da peça causou inundação e danos ao lugar, de acordo com a polícia.

O Palácio de Blenheim foi onde nasceu o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill. Os jardins e a construção principal ficam abertos diariamente para visitação, mas o palácio ficará fechado neste sábado devido às investigações do roubo.

Obra foi oferecida ao presidente dos EUA, Donald Trump

A obra de ouro foi exibida pela primeira vez em 2016, no museu Guggenheim de Nova York. A peça ficou famosa após ser oferecida ao presidente norte-americano Donald Trump pelo curador da instituição após Trump solicitar ao museu uma obra de Van Gogh emprestada.

 

(*) Com informações da Folha Press