Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Braço direito de Zé Roberto é preso em operação da PF

Segunda fase da operação "Sétimo Ciclo" foi deflagrada na manhã desta quarta-feira com o objetivo de desarticular uma organização criminosa

Braço direito de Zé Roberto é preso em operação da PF

Foto reprodução

A Polícia Federal (PF) no Amazonas deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 18, a 2ª fase da operação “Sétimo Ciclo”, que visa desarticular uma organização criminosa e reprimir ações voltadas a associação para o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Durante a ação, Alan Barbosa Rolim, mais conhecido como “Zaqueu”, principal líder de uma organização criminosa atuante na região norte, foi preso pela PF, que o considera como homem de confiança de Zé Roberto fora do sistema prisional.

De acordo com uma nota à imprensa emitida pela Polícia Federal, um mandado de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Salvador (BA), em uma ação que envolveu policiais federais lotados no Amazonas e na Bahia. Os mandados foram expedidos por ordem do juízo da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal no Amazonas, após deferir representação da Polícia Federal no âmbito de inquérito policial.

“Zaqueu” foi localizado por policiais federais no último domingo, 15, em um shopping da cidade de Salvador (BA), oportunidade em que foi cumprido em seu desfavor um mandado de prisão preventiva, expedido pelo juízo da Vara de Execuções Penais (VEP) de Manaus.

A investigação

O inquérito policial foi instaurado pela Polícia Federal no Amazonas, atendendo requisição do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, após o massacre que vitimou 55 detentos em presídios do Amazonas, nos dias 26 e 27 de maio deste ano, e tem por objetivo investigar a atuação de organizações criminosas no sistema prisional, no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro.

Conforme a Polícia Federal, os indícios de que o massacre a detentos foi expedido em decorrências de disputas entre integrantes de uma mesma facção criminosa do Amazonas, que atua dentro e fora dos presídios na prática de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, homicídios e crimes correlatos, corrobora a hipótese da investigação criminal que ficou a cargo da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

“Durante os trabalhos de investigação, foram presos indivíduos de ambos os sexos, que atuavam foram do sistema prisional, mas que eram ligados às duas principais lideranças em disputa pelo controle da facção criminosa. De acordo com o que se apurou, há indícios de que tais indivíduos se encontravam no centro da disputa e tiveram relação com os fatos que ocasionaram o massacre”, diz trecho da nota à imprensa.

Ainda conforme a nota, nas duas fases da operação, houve o intercâmbio de informações entre os órgãos de Segurança Pública do Estado, em especial a inteligência da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Amazonas, e a Polícia Federal.

Abaixo, as principais ações policiais no âmbito da operação Sétimo Círculo, em  ordem cronológica:

28/06/2019 – Prisão de R. C. DOS S., em Medellín, na Colômbia, em razão de Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Justiça Estadual do Amazonas e Difusão Vermelha pela PF/Interpol. Na ocasião, o referido indivíduo de nacionalidade brasileira portava uma identidade colombiana falsa. O processo de extradição está em andamento.

10/07/2019 – Prisão, em cumprimento a Mandado de Prisão Temporária expedido pela Justiça Estadual do Amazonas, de S. M. F. P., em Guarulhos/SP, quando tentava embarcar em voo internacional com destino à Espanha. Trata-se da esposa de um dos líderes da facção, J. P. C., conhecido como JOÃO BRANCO.

26/07/2019 – Deflagração da 1ª fase da Operação SÉTIMO CÍRCULO, em Florianópolis/SC, com o cumprimento a 3 Mandados de Prisão Temporária, 2 Mandados de Busca e Apreensão, bem como a lavratura de 5 Autos de Prisão em Flagrante. Nesta fase, as medidas foram cumpridas em ação conjunta envolvendo policiais das Superintendências da Polícia Federal do Amazonas e de Santa Catarina, e da Polícia Civil do Amazonas.

Na ocasião, foram presos: – M. CLEIA F. B., que é irmã de J. ROBERTO F. B. (o ZÉ ROBERTO DA COMPENSA) e companheira de MARCELO F. L. J. (o MARCELINHO MC); – MARCELO F. L. J., o MARCELINHO MC; e, – CHARLES R. DOS S., conhecido como BB, considerado irmão de ZE ROBERTO, líder da facção criminosa.

15 e 17/12/2019 – Deflagração da 2ª fase da Operação SÉTIMO CÍRCULO, com o cumprimento a Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão de A. B. R., o ZAQUEU, considerado homem de confiança de ZÉ ROBERTO fora do sistema prisional. Nome da Operação: O nome da Operação é uma referência à clássica obra literária de Dante Alighieri, na qual o sétimo círculo é o local destinado às almas dos homicidas.