Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Arthur joga obrigação de realizar concurso público para próximo prefeito  

Prefeito assinou acordo que prevê o lançamento do edital em até nove meses

Arthur joga obrigação de realizar concurso público para próximo prefeito  

Foto: Clóvis Miranda - DPE-AM

Após intermediação da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) assinou um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) para que a prefeitura divulgue edital de concurso público em até nove meses. O objetivo do acordo é substituir os servidores temporários em Regime de Direito Administrativo (RDA) e os celetistas com até 10 anos de serviço.

Como Arthur só tem pouco mais de 50 dias no cargo, essa obrigação de lançar o edital do concurso público ficará para o próximo prefeito que assumir em janeiro de 2021.

Leia mais: Ministério Público abre quatro inquéritos contra gestão de Arthur Neto

O TAG foi assinado na última quinta-feira (5) e também contou com a participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Ministério Público de Contas (MPC-AM) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Problema antigo

As últimas contas do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), as de 2018 e 2019, foram aprovadas com ressalvas pelo TCE-AM. O grande número de servidores temporários na prefeitura era o problema.

O tribunal recomendou a realização de concurso público para que se cumprisse o que preconiza a Constituição Federal, de que os cargos públicos sejam ocupados por servidores concursados.

Algo que não foi cumprido pelo prefeito.

Alguns temporários mantidos

O TAG também serviu para manter os cargos de 5 mil servidores temporários com mais de 10 anos de serviço na Prefeitura de Manaus. Estes só poderão sair de forma voluntária.

Conforme o Termo, o edital do futuro concurso público deve conter o mesmo número de vagas de servidores temporários e celetistas desligados. A prefeitura se comprometeu a não contratar novos temporários para as funções dos servidores objeto do TAG, exceto no caso de emergência ou calamidade pública devidamente decretada.

Prazos

Pelo TAG, o Poder Executivo Municipal está obrigado a contratar, no prazo de seis meses, a contar da homologação do acordo, a banca organizadora para realização do concurso público para admissão de servidores efetivos em substituição dos servidores temporários e celetistas, objeto do termo.

Além disso, a PMM deve publicar o edital de concurso público no prazo de nove meses, a contar da homologação do TAG, para admissão de servidores efetivos em substituição dos servidores temporários e celetistas.

Leia mais: Arthur antecipa salários às vésperas do 1º turno em ato que pode beneficiar Alfredo

No acordo, a Prefeitura de Manaus se comprometeu a homologar, no prazo de 14 meses, a contar da homologação do TAG, o concurso público para admissão de servidores efetivos em substituição dos temporários e celetistas, objeto do termo.

Regra

O Termo de Ajustamento de Gestão considera que a Constituição Federal consagrou o “Princípio do Concurso Público” como forma de acesso a cargos na Administração Pública, “excetuadas as hipóteses de investidura em cargos em comissão e contratação destinada a atender necessidade temporária e excepcional”.

Conforme o TAG, “a obrigatoriedade constitucional do concurso público é uma das regras mais importantes e conhecidas da nossa Constituição, eis que por meio dela se concretiza o ideal do regime democrático, ou seja, o de dar oportunidades iguais a todos os indivíduos que desejam ingressar no serviço público, além de ser importante instrumento para seleção dos mais capacitados para o exercício da função pública”.