Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Água do rio Paraná do Ramos ameaça usina elétrica em Barreirinha

Cota do rio está em 9,63 metros, a maior cheia da história de Barreirinha

Água do rio Paraná do Ramos ameaça usina elétrica em Barreirinha

Fotos: Márcio Silva

BARREIRINHA , AM1 – A água do rio Paraná do Ramos, no município de Barreirinha, interior do Amazonas, já está a cerca de dois metros da usina que abastece a cidade com energia elétrica.  Até o momento, a cota do rio está em 9,63 metros. Com isso, passa a ser a maior cheia história da cidade, uma vez que ultrapassou o recorde de 2009, quando o rio chegou a 9,43 metros.

A reportagem do Portal Amazonas1, que está na cidade de Barreirinha desde a última terça-feira (18), foi ao local nesta sexta. Vale destacar que o acesso até a usina, agora, é somente de canoa, visto que as ruas estão alagadas.

Leia mais: Com escolas fechadas e alagadas, alunos de Barreirinha sofrem com educação precária

Nas imagens do repórter fotográfico Márcio Silva, é possível ver que a margem do rio não está distante da entrada da usina. O que separa a água do local é a distância de cerca de dois metros. A usina fornece energia elétrica para toda a população de Barreirinha e também para comunidades próximas. Se alagar, o risco é de a população ficar sem luz elétrica.

Apesar do risco da água alcançar o local, já que o rio está subindo em média 3 cm, conforme informou a Defesa Civil, a empresa que administra a usina, a Oliveira Energia, afirmou que a chance de que a água alague o local é pequena. Os geradores de energia foram suspensos com plataformas de ferro, como forma de precaução, para evitar qualquer tipo de risco ou dano.