Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Política

Omar classifica desfile de tanques como prova que Bolsonaro está ‘acuado’

Omar Aziz disse que Bolsonaro já sabe que perdeu na questão do voto impresso e que agora procura intimidar parlamentares, opositores e o povo

Omar classifica desfile de tanques como prova que Bolsonaro está ‘acuado’

Foto: Agência Senado

BRASÍLIA, DF – O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD), abriu as atividades desta terça-feira (10), criticando o desfile com tanques das Forças Armadas realizada nas primeiras horas da manhã em Brasília. Omar fez um discurso longo falando do ato aos presentes na comissão.

Para Omar, Bolsonaro tentou intimidar parlamentares e opositores, por se sentir acuado com as investigações da CPI da Covid. O senador amazonense disse que na tentativa de demonstrar força e controle sobre as Forças Armadas, Bolsonaro só evidenciou, ainda mais, sua fraqueza como chefe da República.

“O Brasil passa por um momento grave. Aqui, do nosso lado, no eixo monumental, o presidente Jair Bolsonaro comanda um lamentável desfile de blindados das Forças Armadas, em uma clara tentativa de intimidar parlamentares e opositores. Bolsonaro imagina, com isso, estar mostrando força, mas na verdade está evidenciando toda a fraqueza de um presidente acuado pelas investigações de corrupção, inclusive desta CPI, e pela incompetência administrativa que provoca mortes, fome e desemprego em meio a uma pandemia sem controle”, discursou.

Aziz prosseguiu dizendo que colocar os tanques blindados nas ruas não passou de um teatro montado pelo presidente e que o ato fere a democracia. “O presidente cria uma encenação, uma coreografia para mostrar que tem o controle das Forças Armadas e pode fazer o que quiser com o país. É um absurdo inaceitável, não é um teatro sem consequências, mas é um ataque frontal à democracia e precisa ser repudiado”, comentou.

Leia mais: Lula e Doria criticam presença de tanques nas ruas: ‘patético e autoritário’

“O papel das Forças Armadas é defender a democracia e não ameaçá-la. Desfiles como esse serviriam para mostrar força para conter inimigos externos e que ameaçassem nossa soberania – o que não é o caso. Neste momento, as Forças Armadas jamais podem ser usadas para intimidar sua população, seus adversários e atacar a oposição legitimamente constituída; não há nenhuma previsão constitucional para isso!”, disse Omar, falando que o Brasil vive um momento difícil e que o presidente usa a máquina pública para ameaçar quem o elegeu, no caso, o povo brasileiro e o que Bolsonaro tem feito em seus dois anos e meio de mandato é colocar o país em situações vexatórias diante do mundo.

“Defender golpe é inaceitável”, finalizou Omar Aziz.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.