Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Economia

Em Manaus, Alckmin vai participar de reunião do CAS em 24 de março

A expectativa é que o encontro do CAS conte com uma pauta de 44 projetos industriais e de serviços

Após indefinições na data, Alckmin confirma presença na reunião do CAS (Foto: Portal AM1)

BRASÍLIA – Geraldo Alckmin, atual ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e vice-presidente da República, confirmou presença na 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), no próximo dia 24.

A confirmação ocorreu na tarde desta segunda-feira (13) e foi comunicada pelo MDIC ao superintendente da Suframa, interino, Marcelo Pereira. As tratativas para a vinda de Alckmin foram iniciadas em fevereiro com um convite do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), mas até então não havia uma data para a reunião do Conselho.

Em março, após reunião da Comissão Executiva do PSB, em Brasília, Alckmin afirmou com exclusividade ao AM1 que a escolha do modelo tributário do país será com base na preservação da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Ainda em março, Marcelo Pereira afirmou que o encontro com o vice-presidente da República que teve a nova composição do CAS como tema foi ”otimista”. “É importante ressaltar que não está havendo prejuízo às empresas e aos investidores, uma vez que a Suframa tem a prerrogativa legal para chancelar novos projetos de investimentos e submetê-los, posteriormente, à homologação do Conselho”, destacou Pereira.

Primeira reunião do CAS em 2023

Esta será a primeira reunião do CAS em 2023 e terá caráter especial em função da comemoração do aniversário de 56 anos da Suframa e do modelo Zona Franca de Manaus, celebrados oficialmente no último dia 28 de fevereiro.

O encontro do Conselho também será marcado pela inclusão do Ministério dos Povos Indígenas na sua composição, medida tomada com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), de segunda-feira (13), do Decreto de Lei n. 11.435, de 10 de março de 2023. 

A expectativa é que o encontro conte com uma pauta de 44 projetos industriais e de serviços, totalizando aproximadamente R$ 1,5 bilhão em novos investimentos e a geração de aproximadamente dois mil empregos, bem como fomente discussões e anúncios representativos para o modelo Zona Franca de Manaus.

LEIA MAIS: