Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cidades

Tradicional Desfile Cívico Militar acontece nesta quinta no Sambódromo

Por conta da grande quantidade de público nos arredores do Sambódromo, serão estabelecidos desvios de trânsito.

(Foto: Divulgação/SSP-AM)

Manaus (AM) – As Forças Armadas, em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizam, nesta quinta-feira (7), o tradicional Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro.

O evento será realizado no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo, das 8h às 11h30, com abertura dos portões ao público a partir das 5h. Mais de 5,7 mil pessoas, entre militares e civis, devem participar do desfile.

O Desfile Cívico Militar contará com um efetivo de 3 mil militares do Exército Brasileiro (EB), 1 mil da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), 630 da Marinha do Brasil, 500 da Força Aérea Brasileira (FAB) e 170 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Participam ainda do desfile 420 civis, incluindo representantes do grupo de Escoteiros do Amazonas, Maçonaria e do Grupo Suçuarana Operações Socioambientais. O Moto Clube Bodes do Asfalto vai encerrar o desfile.

O público presente também poderá assistir à apresentação de aeronaves da FAB, além do desfile de viaturas das Forças Armadas, PMAM, Corpo de Bombeiros e da Cavalaria da PMAM.

No Complexo Turístico da Ponta Negra, zona oeste, ocorrerá o desfile naval da Marinha.

Trânsito

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuará na organização do fluxo de veículos. Devido à grande quantidade de público nos arredores do Sambódromo, serão estabelecidos desvios de trânsito de acordo com o planejamento prévio.

A partir das 5h, o trânsito na Avenida Pedro Teixeira, entre a Fundação de Medicina Tropical e a Avenida Constantino Nery, será interditado.

As interdições, também, serão realizadas na Avenida Constantino Nery; na Rua Lóris Cordovil, no trecho entre o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada até a Avenida Constantino Nery; Rua Belmiro Vianez, em toda a sua extensão; e Rua Jornalista Flaviano Limongi, também em toda a sua extensão.

Monitoramento em tempo real

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), vai monitorar todo o perímetro do desfile, por meio de câmeras já instaladas no Sambódromo de Manaus.

Além do videomonitoramento, o policiamento na região será reforçado para evitar qualquer intercorrência.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

Trânsito será alterado para o Desfile Cívico Militar nesta quinta (7)

Confira itinerário dos ônibus para quem vai assistir aos desfiles do grupo especial