Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Alberto Neto cai na preferência dos manauaras, aponta pesquisa

Mesmo sustentando sua pré-candidatura com a imagem de Bolsonaro (PL), Alberto Neto não apresenta expressão política nas Eleições Municipais de 2024.

Alberto Neto cai na preferência dos manauaras, aponta pesquisa

(Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Manaus (AM) – O levantamento do Pontual Pesquisas, divulgado nessa segunda-feira (22), apontou o pré-candidato a prefeito Capitão Alberto Neto (PL) em quarto lugar nas intenções de voto, com 8,5%. O percentual é inferior ao dos eleitores que optaram por escolher entre os votos em branco ou nulos. Mesmo sustentando sua pré-candidatura com a imagem de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente do Brasil, Alberto Neto não apresenta expressão política nas Eleições Municipais de 2024.

 

(Foto: Reprodução/Pesquisa Pontual)

 

Apesar de não ter vencido no Amazonas, Jair Bolsonaro (PL) teve uma porcentagem expressiva em Manaus, com 61,28%, enquanto Lula (PT) foi a escolha de 38,72% dos eleitores, com 437.691 votos. Porém, os apoios de Bolsonaro e Lula a pré-candidaturas na cidade não afetam diretamente no caminhar das Eleições Municipais, pois, Marcelo Ramos (PT), que é apoiado por Lula, é líder em rejeição, com 23,2% e o Capitão Alberto Neto, candidato apoiado por Jair Bolsonaro, apresenta 7,9% de rejeição em Manaus, ocupando o quarto lugar na categoria.

 

(Foto: Reprodução/Pontual Pesquisas)

A importância da base

Segundo o cientista político e professor da Universidade Federal do Amazonas, Luiz Nascimento, o pré-candidato Capitão Alberto Neto não possui “capilaridade”, ou seja, ele não possui uma presença significativa em várias áreas que lhe permita atrair eleitores. Conforme o cientista, o apoio de Jair Bolsonaro ao pré-candidato não é suficiente para compensar a falta de uma base popular forte para Alberto Neto.

“O Alberto Neto não tem capilaridade que pudesse movimentar a candidatura dele com autonomia. De tal maneira, o apoio de Bolsonaro ao Alberto Neto é um apoio que não ganha dimensão, não ganha escala, porque não tem uma base, não tem uma militância por trás”, explica Nascimento.

Em abril de 2024, o instituto Pontual Pesquisas apontou que 9,1% dos eleitores escolheriam Alberto Neto como prefeito de Manaus, porém, esse percentual foi reduzido e entre os 1.066 entrevistados nesse levantamento, apenas 8,5% optaram pelo deputado federal do Partido Liberal (PL). Segundo Luiz Nascimento, a fase política que Jair Bolsonaro vem enfrentando pode influenciar Alberto Neto nas eleições.

“Bolsonaro está em uma fase política muito ruim. Estão vindo cada vez mais à tona elementos enfáticos, provas documentais periciais da vinculação dele com o furto, com o roubo das joias, com as rachadinhas, o efeito da privatização da Ream [Refinaria da Amazônia], que está aumentando o preço da gasolina. Isso tudo vai bater na conta do Alberto Neto e, nesse sentido, não faz muita diferença se é o Alberto Neto ou Coronel Menezes”, pontua Luiz.

 

(Foto: Reprodução/EAS Consultoria e Estatística)

Além disso, o cientista político entende que, enquanto as eleições nacionais focam em temas mais amplos e ideológicos, como ética, corrupção e valores tradicionais, as eleições municipais revisitam questões práticas e concretas da vida cotidiana.

“Uma eleição municipal traz à tona questões práticas e concretas da vida cotidiana, como o preço da comida, o valor da passagem de ônibus e a segurança nas ruas. Em contraste, eleições nacionais focam em temas mais amplos e ideológicos, como ética, corrupção e valores tradicionais”, completa Nascimento.

Outras projeções

Apesar de ser a mais recente, na última quinta-feira (18), a pesquisa divulgada pela EAS Consultoria e Estatística também apontava um cenário similar. Por meio da pesquisa espontânea, que consiste na abordagem sem oferecer as alternativas de pré-candidatos aos entrevistados, David Almeida (Avante) liderava as pesquisas com 16,90%, enquanto Amom Mandel (Cidadania) aparecia em segundo lugar, com 13,20% das intenções de votos.

Em terceiro lugar, estava o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil). O pré-candidato vem ganhando notoriedade por meio do apoio do atual governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). Já Alberto Neto (PL) ocupava o quarto lugar com apenas 5% das intenções de voto. Marcelo Ramos (PT), Maria do Carmo (Novo) e Wilker Barreto (Mobilização Nacional) apareciam com 1,50%, 1,10% e 0,60%, respectivamente.

(Foto: Reprodução/EAS Consultoria)

Com o método de pesquisa estimulada, em que os entrevistados receberam as alternativas para decidirem, as colocações não mudaram, mas os percentuais se alteraram.

Nessa modalidade, David Almeida e Amom Mandel também lideram a corrida às Eleições Municipais de 2024 com 28,50% e 28,10%, respectivamente, em um empate técnico. Roberto Cidade aparece com 12,9% e Capitão Alberto Neto com 10,80%. Os pré-candidatos Marcelo Ramos, Maria do Carmo Seffair e Wilker Barreto possuem as intenções de votos inferiores ao número de votos em branco e nulos.

(Foto: Reprodução/EAS Consultoria e Estatística)

 

O Portal AM1 entrou em contato com Alberto Neto (PL), via e-mail institucional e via aplicativo de mensagens instantâneas, para saber qual o pronunciamento dele referente à queda nas intenções de votos à sua pré-candidatura. Entretanto, até o momento, não houve retorno. O espaço continua aberto para futuros pronunciamentos.

 

 

LEIA MAIS: