Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

‘Não é incompatível’, diz analista sobre apoio de Zé Ricardo e Salazar à candidatura de Guedes na CMM

Para Helso, a aproximação de Guedes com figuras que até agora não possuem vínculos diretos com a gestão municipal é uma reação natural.

‘Não é incompatível’, diz analista sobre apoio de Zé Ricardo e Salazar à candidatura de Guedes na CMM

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Manaus (AM) – O analista político Helso Ribeiro interpretou o apoio do Sargento Salazar (PL) e de Zé Ricardo (PT) à candidatura de Rodrigo Guedes à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) como algo “não incompatível”.

“Não penso que o fato de o vereador José Ricardo, que foi o segundo mais votado do pleito, e o vereador Salazar estarem na mesma chapa seja algo incompatível. Não vejo dessa forma. Eles estão ali para participar de uma chapa que vai dirigir uma casa legislativa composta por todos os partidos, de todas as frentes. Então, isso é normal. Não vejo nenhum tipo de óbice, nenhum obstáculo nisso”, disse Helso Ribeiro ao Portal AM1.

Para Helso, a aproximação de Rodrigo Guedes, um dos principais opositores ao prefeito de Manaus, David Almeida, com figuras que até agora não possuem vínculos diretos com a gestão municipal é uma reação natural.

“O vereador Rodrigo Guedes, ele é uma oposição já marcante ao prefeito David Almeida. Então, é normal que ele aglutine em torno deles pessoas que a princípio não estarão ao lado de David Almeida. Independente de serem de esquerda, de direita, de centro, seja lá o que for”, explicou Heslo.

Em entrevista ao Portal AM1, Zé Ricardo afirmou que sua decisão foi baseada em um “alinhamento” de ideais. Ele ressaltou que seu principal objetivo é fortalecer a fiscalização do Poder Executivo municipal, com foco especial no orçamento de R$ 10 bilhões, e destacou que Rodrigo Guedes compartilha dessa mesma visão.

“O vereador Rodrigo me procurou defendendo esse posicionamento. Ele se colocou como candidato a presidente, e eu vejo que esse é um caminho no qual a gente precisa insistir. Por isso, manifestei o apoio por conta dessas propostas que vamos defender juntos. Acredito que é isso que Manaus precisa: vereadores que cobrem, fiscalizem, proponham e debatam os grandes problemas da cidade que afligem a população. Foi por isso que confirmei o apoio a ele”, afirmou Zé Ricardo.

A reportagem também procurou esclarecer com o segundo vereador mais votado nas eleições de 2024 se a decisão de apoiar Rodrigo Guedes ocorreu antes ou depois de saber do apoio do vereador eleito Sargento Salazar. Em resposta, o político informou, por meio de sua assessoria, que uma coisa não tem relação com a outra. Segundo ele, o apoio é direcionado a Guedes para presidir a CMM, sem configurar uma aliança partidária.

 

LEIA MAIS: