
Ex-aluno de escola pública, o atual vice-governador foi operário no Distrito Industrial, seu primeiro emprego. (Foto: Ricardo Machado)
Manaus (AM) – Considerado peça-chave no tabuleiro político amazonense para as eleições de 2026, o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) tem feito um retrospecto de sua trajetória profissional e pessoal nas redes sociais. Ao fazer um balanço de sua atuação, Tadeu revelou que o início de sua trajetória foi marcada por dificuldades.
Ex-aluno de escola pública, o atual vice-governador lembrou que, no fim da década de 1980, foi um dos cinco alunos da rede estadual aprovados na Fundação Matias Machline, onde concluiu o curso de Técnico em Eletrônica no Ensino Médio.
Com o diploma, Tadeu conseguiu a vaga de operário no Distrito Industrial, seu primeiro emprego, e conciliava o trabalho com os estudos após ser aprovado na faculdade de Engenharia Elétrica na antiga Utam, hoje Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).
Porém, a crise econômica que o Brasil viveu em 1992 afetou o Polo Industrial e gerou demissões, incluindo a de Tadeu. “Trabalhava de dia e estudava à noite, equilibrando as duas jornadas. Quando perdi o emprego no Distrito, decidi recomeçar. Mudei de área e, em 1993, consegui entrar na faculdade de Direito, na Ufam (Universidade Federal do Amazonas)”, relembrou.
Após concluir o curso de Direito, Tadeu conseguiu sua primeira aprovação em concurso público e ingressou no Tribunal Regional Federal da 1ª região, onde atuou por dez anos. Anos depois, Tadeu foi aprovado no certame da Procuradoria-Geral do Estado. “No serviço público, descobri minha verdadeira vocação: servir às pessoas”, escreveu.
Origens
Nascido em Manaus, Tadeu passou a infância em Manacapuru, no interior do Amazonas. Na capital, durante a juventude, o político residiu com sua família em vários bairros da zona Sul, incluindo o chamado Beco do Grilo, entre os bairros Crespo e São Lázaro, além do Morro da Liberdade.
Tadeu de Souza é procurador do Estado de carreira e tem quase 30 anos de vida pública. Foi procurador-geral do Estado em 2017 e, em 2021, secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus no primeiro mandato do prefeito David Almeida (Avante), de quem é aliado.
Em 2022, ele foi indicado por David para ser vice na chapa vitoriosa do pleito com o governador Wilson Lima (UB). Em 2024, como presidente municipal do partido Avante, Tadeu de Souza foi o coordenador-geral da campanha que reelegeu David Almeida com mais de 576 mil votos.
LEIA MAIS:
- Os desafios de Tadeu de Souza
- Tadeu de Souza defende união de instituições e valorização do servidor público na PGM
- Tadeu de Souza atua para estreitar relações bilaterais do AM com República Tcheca
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.